Defesa Civil emitiu um alerta sobre os cuidados e proteção neste período de grande ocorrência de pancadas de chuvas.

Da Redação

Pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia, e a população deve evitar passar por áreas sujeitas a inundações. Com isso, a Defesa Civil emitiu um alerta sobre os cuidados e proteção neste período, que pode comprometer a ocorrência de grandes pancadas de chuvas.

 No mês novembro, a previsão de volume acumulado de chuvas para o mês era de 200 mm e o registrado foi de 392,5 mm. Enquanto no início do mês de dezembro, a previsão é de 210 mm, mas já foi registrado nos dois primeiros dias do mês, 122,8 mm.

A Defesa Civil alerta para não enfrentar a chuva, a maioria dos resgates nos casos de enchentes são de pessoas que arriscaram a enfrentá-la. E sim, que vá para um local para que se  proteja até a chuva passar. Aos esportistas que praticam atividades no lago, o recomendado é que, evitem realizar atividades aquáticas neste período. Com o aumento de chuvas, há maior volume no lago e nas represas, sendo perigoso para o uso de banho ou atividades esportivas.

O agente da Defesa Civil, Bruno Maciel, alerta que, caso ocorra alagamento na residência, é recomendado se abrigar em uma área segura para se alojar. Em caso de raios, que as pessoas não permaneçam em áreas abertas, e nunca fiquem debaixo de árvores isoladas. Se estiverem dentro de casa, não utilizem nenhum aparelho eletrônico com fio, e não fiquem próximos a tomadas ou objetos metálicos. “E os pais, não deixem as crianças brincarem nas enxurradas, pois elas podem contrair graves doenças”, ressaltou ele. .

“Caso ocorra inundação em sua residência, não retire tudo de sua residência, retire apenas aquilo que for viável antes que o local seja atingido. E não pise, e nem mexa em cabos elétricos caídos, não se esqueça de que a água é condutora de eletricidade”, complementou Bruno.

A Defesa Civil ainda reforçou que, não joguem lixo nos bueiros, nem nos lagos e córregos, para não obstruir o escoamento da água. E ressalta para os pedestres, que evitem o máximo de andarem quando estiver chovendo, pois nas ruas pode haver buracos, sendo perigoso para o pedestre e os condutores. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp