Inmet emitiu alerta laranja para o Tocantins. Pode chover de 30 a 60 milímetros nas próximas horas em algumas regiões

Adenauer Cunha

A Defesa Civil Estadual alertou para o risco de alagamentos e enchentes em regiões do estado devido às chuvas dos últimos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu alerta laranja para várias regiões do Tocantins nesta segunda-feira, 27.

De acordo com a previsão, há possibilidade de precipitações entre 30 a 60 milímetros/hora ou 50 a 100 milímetros/dia no Estado. O alerta vale para praticamente todas as regiões do Estado: Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense.

Apesar de ainda não haver registro de cheia de rios no Estado que tenham afetado comunidades ribeirinhas, a Defesa Civil Estadual fez o alerta para que moradores de regiões historicamente afetadas por enchentes e alagamentos fiquem atentos. “Existem vários locais que sofrem com esse tipo de evento e são comunidades que já têm ciência dos fatos. Nessa época ficamos em constante contato com as defesas civis municipais para saber como estão os níveis dos rios. E as comunidades já ficam em alerta”, disse o diretor executivo da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, Alex Matos Fernandes.

As recomendações são para que se evitem atividades em locais que tenham risco de alagamentos repentinos. “Recomendamos até mesmo às pessoas que precisam se deslocar de casa para o trabalho, ou vice-versa, que, em caso de forte chuva, e sabendo que o local por onde precise passar costuma alagar, que evite o percurso e espere a chuva diminuir”, ressaltou o coordenador.

Em caso de alagamentos ou enchentes, recomenda-se acionar a Defesa Civil no telefone 199, ou os bombeiros (193). A Defesa Civil também emite alertas via SMS diretamente no celular dos usuários cadastrados. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da localidade onde se mora para o número 40199.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp