Segundo o reitor da UFNT, Airton Sieben, está previsto o recurso na ordem de R$ 20 milhões para a implantação do câmpus

Da Redação

Em audiência nesta última quarta-feira, 30, com o ministro da Educação Milton Ribeiro, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) solicitou apoio para poder ser construído o câmpus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no município de Guaraí. A solicitação foi no sentido de que esse câmpus possa ser construído, além de recurso federal, via emenda de bancada e que o MEC providenciasse a realização de concurso público para contratação de pessoal.

A UFNT foi criada em 2019 com o desmembramento da Universidade Federal do Tocantins câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, com a previsão de implantação também nos municípios de Guaraí e Xambioá.

Segundo o reitor da UFNT, Airton Sieben, no Plano Plurianual (PPA 2019/2022) está previsto o recurso na ordem de R$ 20 milhões para a implantação do câmpus, o que poderia ser feito via emenda de bancada.

Segundo Ribeiro, o MEC está fazendo um estudo para a realização do certame e que há a possibilidade de atender a demanda.

A reunião com o ministro também contou com a participação dos deputados Tiago Dimas (SD) e Professora Dorinha (DEM) para tratar dos recursos da educação no Tocantins.

Placas solares nas escolas

Na ocasião, Damaso conversou com o ministro sobre a possibilidade de incluir no Plano de Ações Articuladas a implantação de placas solares nas escolas da rede pública para que possa ser viabilizada via emenda parlamentar já no orçamento de 2022. Essas placas contribuiriam significativamente no barateamento da manutenção das escolas, diminuindo os gastos com energia elétrica.

O ministro informou que já há uma proposta em estudo nesse sentido e que os parlamentares poderão atender via emenda, provavelmente, no orçamento de 2022.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp