Audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, 5, para debater soluções para o turismo no Parque do Jalapão.

Da Redação

Audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, 5, para debater soluções para a estruturação do turismo no Parque Estadual do Jalapão, o programa Investe+ Turismo e ações públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo, resultou em encaminhamentos que possam otimizar ações nesse sentido. A audiência foi realizada pela Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, presidida pela deputada Cláudia Lelis (PV). O encontro foi requerido pelos deputados Elenil da Penha (MDB) e Ricardo Ayres (PSB).

Ao final, o deputado Ricardo Ayres apresentou os encaminhamentos resultantes da reunião: regular e disciplinar a capacidades de carga dos atrativos do Jalapão; criar um grupo de trabalho para discutir soluções para o turismo da região; estabelecer um plano emergencial de recuperação das estradas da região, a ser executado pela Ageto; fazer um trabalho de conscientização para que as empresas que exploram o Jalapão sejam sediadas em cidades da região; manter uma patrulha mecanizada no Jalapão para manutenção e recuperação das estradas; criar linhas de créditos para as empresas e que todo investimento público feito na região conste no Portal da Transparência.

A deputada Cláudia Lelis sugeriu que o grupo de trabalho a ser criado seja composto por representantes da Assembleia Legislativa, dos Poderes Executivos Estadual e Municipal e do trade turístico. Como o tempo da audiência foi tomado totalmente pelo tema Jalapão, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/TO), sugeriu que seja realizada uma nova audiência para debater o programa Investe+ Turismo no Tocantins, com a presença das entidades que vão receber e gerenciar os recursos oriundos do Ministério do Turismo, que esses recursos sejam investidos em capacitação e que o resultado das aplicação dos recursos sejam publicados no Portal da Transparência.

Participaram da audiência, além da presidente da Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, os deputados autores do requerimento, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, os prefeitos de Mateiros, Taguatinga e Lavandeira e representantes do trade turístico estadual.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp