Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por lixo descartado em local inadequado

Da Redação

A famosa expressão popular “tudo o que vai, um dia volta” pode exemplificar de modo bastante realista o sistema de esgoto dos municípios. Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por lixo descartado em local inadequado.
 
Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que, em vez de ser reaproveitado, foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto, retornarão trazendo algum tipo de problema, seja entupimento das ligações ou das redes, extravasamento das tubulações ou até retorno de esgoto para dentro dos imóveis.
 
A concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Palmas, alerta para alguns cuidados que a população deve ter para evitar transtornos com a rede de esgoto.
 
No município, a empresa mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. Neste ano foram limpos 125,75 quilômetros de redes; extensão 126% superior a limpeza ocorrida em 2020. E, apesar do foco da concessionária no trabalho preventivo, só em 2021 (de janeiro a novembro) foram prestados 1.026 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos; uma média de 85 casos por mês na cidade.
 
“Mesmo intensificando as ações de manutenção preventiva, ainda assim o uso correto do sistema de esgoto deve ser um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, esclarece o responsável por redes e reservação da BRK, Paulo Nunes.
 
Ele informa ainda que, durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos, como fio dental, papel, brinquedos, latinhas de cerveja ou refrigerante, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias. Até um sofá já foi retirado do sistema público de esgoto de Palmas.
 
Para evitar a obstrução das redes, Paulo Nunes orienta que as pessoas não joguem lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários de qualquer parte da casa. “Esgoto não é lixo”, ele reforça.
 
ORIENTAÇÕES
 
• Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.
 
• Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima dela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto. 
 
• Todo imóvel deve manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva). 
 
• O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a reciclagem. Em Palmas há iniciativas que oferecem o recolhimento deste resíduo e sua destinação para empresas que o adotam como matéria-prima.
 
Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.
 
A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. Acesse https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nao-e-lixeira/ para mais informações.
 
E a concessionária também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: portasabertasto@brkambiental.com.br.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp