Dia Mundial da Saúde: momento de reforçar cuidados

Empresa de logística destaca medidas para prevenir disseminação da Covid-19 em todo o Tocantins

Assessoria de Comunicação

Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade de conscientizar a população sobre os diversos aspectos da saúde. Em meio à pandemia do coronavírus, a prevenção é uma das frentes de atuação que deve ser reforçada entre todos.

Diversas empresas no Tocantins têm adotado várias práticas para prevenir o contágio, tais como reforço na higienização, uso de álcool em gel, adoção de home office para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas são algumas delas.

Os terminais multimodais da VLI, localizados em Porto Nacional e Palmeirante, que recebem cargas dos caminhões e transferem para a ferrovia, implantaram uma série de medidas para garantir a saúde das pessoas.

Além de criar protocolos diferenciados, como a instrução de higienização de locomotivas, ajustar as escalas de trabalho, aferir a temperatura, a empresa reforçou o acesso à informação. Os canais internos compartilham dados baseados em fontes oficiais e as lideranças receberam suporte para orientar as equipes em caso de dúvidas e questionamentos envolvendo a nova doença.

Confira ações que todos podem adotar para se proteger:

Lave as mãos frequentemente, evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;

Ao tossir e espirrar, utilize lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar;

Evite apertos de mãos, mantenha o distanciamento físico (cerca de 2 metros).

Medidas adotadas na ferrovia, nos terminais e nos pátios rodoviários

Instrução específica para higienização das locomotivas;

Troca de maquinista sem contato físico;

Reforço na higienização das áreas operacionais, catracas, portas, corrimãos e equipamentos;

Home office para grupos de risco e área administrativa;

Ajustes das equipes operacionais para reduzir circulação e evitar aglomeração;

Horários alternados para entrada, saída e refeições, reduzindo o contato entre as pessoas;

Aferição de temperatura dos empregados na entrada dos turnos e dos motoristas na chegada ao pátio;

Oferta de álcool gel em áreas comuns;

Informativos com orientações e dicas de higiene.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.