O TFD também assegura uma ajuda de custo para o paciente e, em alguns casos, para o acompanhante também.

Da Redação

No Hospital Municipal de Araguaína (HMA), as demandas de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) se concentram, em sua grande maioria, na parte neuropediatria. Segundo a assistente social do HMA, Marleide Teodoro, só por meio do TFD a criança recebe o remanejamento adequado para a continuidade do tratamento médico.

“O TFD é um documento em que o Hospital solicita às regulações de saúde, municipal e estadual, a transferência do paciente para outra unidade hospitalar que tenha condições de oferecer o tratamento de média complexidade, caso o HMA não tenha a especialidade, e alta complexidade de maneira geral, conforme necessidade do interno”, explica.

O TFD também assegura uma ajuda de custo para o paciente e, em alguns casos, para o acompanhante também.

“Como é um tratamento fora do domicílio, geralmente as famílias não têm condições de se manterem nesse lugar novo, então o Estado ou o município assumem algumas despesas, como a alimentação, deslocamento e hospedagem, por exemplo”, pontua Marleide.

Importante ressaltar que o TFD funciona para transferências dentro do Estado de origem.

Já a CNRAC é que define quais procedimentos de alta complexidade têm âmbito interestadual. O objetivo é garantir o acesso da população a procedimentos médicos que são oferecidos em Estados fora do domicílio do paciente. (Da Singular Assessoria)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp