Atualmente, a Rede Municipal de Guaraí conta com 15 alunos diagnosticados com autismo

Da Redação

Fontes científicas, teorias e didáticas foram apresentadas pela pedagoga Tarciely Borges Galvão, aos mais de 190 educadores da Rede Municipal de Educação, em uma formação voltada para aceitação ao Transtorno Espectro Autista (TEA), no Auditório da Faculdade de Guaraí.

“São estudos e pesquisas realizadas ao longo de 80 anos que garantem desenvolvimento e capacidade de aprendizagem para pessoas com autismo, deficiência intelectual e outros transtornos”, reforçou, a formadora e especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Tarciely.

Voluntária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins (Anjo Azul), a pedagoga Tarciely é mãe de uma criança autista. “Transformei as dificuldades em minhas forças”, contou, esclarecendo estratégias e revelando estudos. “Os resultados são animadores. Conforme a ciência vai evoluindo essas crianças tem uma área de inteligência extraordinária. Além da inclusão devemos trabalhar a ideia de aceitação”, concluiu.

Atualmente, a Rede Municipal de Guaraí conta com 15 alunos diagnosticados com autismo, porém existem alunos em fase de levantamento de hipóteses. No total são 60 com outras necessidades para atendimentos diferenciados.  

O desenvolvimento na relação de professores, pais e alunos é um dos desafios para a evolução da aceitação pedagógica do autista. “Esta formação veio em boa hora, pois, o professor é cobrado pela sua responsabilidade de conduzir as crianças durante todo o percurso escolar”, aprovou, a professora Andreia de Paula Silva Lima, mãe do Davi de Paula Campos, 4 anos, diagnosticado com autismo.

As formações para os educadores da Rede Municipal é um dos investimentos que a Prefeitura de Guaraí promove para o crescimento e evolução da educação. Direcionada para todos os profissionais, diversos temas capacitam professores, coordenadores, cuidadores, auxiliares/monitores, agentes de transporte escolar e gestores, agentes de serviços gerais e merendeiras.

Merendeiras e auxiliares de serviços gerais

Para as merendeiras e auxiliares de serviços gerais, a formação foi promovida pela coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação. “A Prefeitura de Guaraí tem investido em capacitações direcionadas, criteriosamente, para o desenvolvimento de cada uma das áreas educacionais”, disse, o secretário da pasta Sebastião Mendes. (Assessoria de imprensa)    

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp