O ex-prefeito foi muito aplaudido no evento, que reuniu milhares de vereadores de todo o Brasil

Da Redação

Ex-prefeito de Araguaína por dois mandatos (2013-2020) e presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas defendeu a liberdade de atuação e as prerrogativas dos parlamentares, bem como a harmonia entre os Poderes. Para Dimas, o trabalho entre Legislativo e Executivo pode ser conjunto, sem que o governo abra mão da sua função de direcionar as políticas públicas e o Parlamento de fiscalizar, melhorar as leis e propor soluções.

“A harmonia não significa submissão e cada um seguindo suas competências evita desgaste”, ressaltou Dimas, durante palestra na XX Marcha dos Legislativos Municipais, nesta quinta-feira, 26 de agosto, em Brasília. O ex-prefeito foi muito aplaudido no evento, que reuniu milhares de vereadores de todo o Brasil.

Dimas, convidado para falar sobre a relação entre prefeitura e Legislativo, destacou que com tensões permanentes, críticas e falta de harmonia ninguém ganha. “A harmonia entre os poderes está expressa na Constituição. Criticar só por criticar não é o papel adequado. A crítica é muito bem-vinda, desde que seja apontando soluções também. Até hoje não vi ninguém ganhar só com conflitos”, disse.

O ex-gestor aproveitou para mostrar a importância da boa relação, na prática, destacando os excelentes resultados de Araguaína nos seus oito anos de administração. Dimas assumiu Araguaína com uma população de 156 mil habitantes em 2013 e o Orçamento Municipal anual de R$ 230 milhões. Quando entregou o governo, elegendo o seu sucessor Wagner Rodrigues (Solidariedade), a população da cidade cresceu para cerca de 190 mil habitantes e o Orçamento se multiplicou, chegando a R$ 800 milhões.

Outro dado destacado pelo ex-prefeito é a melhora das condições da população. “Tínhamos 12 mil famílias inscritas no Bolsa Família em 2013 e entregamos o governo com 8 mil famílias no programa. Esse é um dado que me alegra muito, pois mostra que desenvolvemos de verdade a cidade, melhorando a vida das pessoas”, salientou.
 
Reconhecimento

Em outro ponto da palestra elogiado pelos vereadores presentes, Dimas destacou que em todas as obras da cidade nas quais foi precisa a aprovação legislativa para concretizar os projetos, os nomes dos vereadores, inclusive os de oposição, foram todos citados nas placas. “É o mínimo que se pode fazer. Reconhecer aqueles que trabalham junto”, ponderou.

Dimas ainda salientou que, muitas vezes, o Legislativo melhora as ações do governo, aperfeiçoando as propostas enviadas pelo prefeito. “Ninguém é dono da verdade. Os projetos podem e devem ser melhorados”, sustentou.

Para ele, o trabalho conjunto e dentro dos limites institucionais só traz melhorias para a população, alcançando resultados positivos, melhorando o ambiente de negócios e a própria autoestima da cidade. “Quando todos têm o mesmo objetivo, a cidade consegue atrair mais empresas, gerar renda e empregos. O Poder Público tem que ser o indutor do desenvolvimento, mas ele não dá conta sozinho de fazer a cidade melhorar. Pelo contrário, a geração de renda e emprego só vêm com a iniciativa privada”, finalizou.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp