Ele estava em uma cela de triagem quando apresentou os sintomas e não chegou a ter contato físico com outros detentos

Da Redação

O Governo do Tocantins registrou nesta última segunda-feira, 22, a primeira morte por Covid-19 de um detento na Casa de Prisão Provisória de Gurupi. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça confirmou o óbito do custodiado da Unidade Penal de Gurupi, M. P. S, que tinha 51 anos. Ele estava em uma cela de triagem quando apresentou os sintomas e não chegou a ter contato físico com outros detentos. 

Em material distribuído à imprensa o órgão explicou que “Desde o início da pandemia instauramos as mais diversas medidas e protocolos para evitar a contaminação de pessoas privadas de liberdade pelo novo corona vírus, por mais de um ano conseguimos preservar a saúde e a vida da população prisional. Infelizmente, hoje, tivemos a triste notícia que um preso provisório faleceu em decorrência da Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi. Prestamos nossas condolências à família e ressaltamos que continuaremos cumprindo todos os procedimentos para evitar que outras pessoas custodiadas em unidades penais do Estado adoeçam”, lamentou o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa, explicou que a pessoa privada de liberdade M. P. S ingressou na Unidade Penal de Gurupi no dia 02 de março como preso provisório em regime fechado, ficando na cela de triagem, que recebe novos presos e tem a finalidade de monitorar por 15 dias o estado de saúde dos ingressantes no sistema, para só após isso ser encaminhado para uma cela dentro do pavilhão.

“O preso provisório M. P. S. estava na cela de triagem e no dia 15 deste mês, 13 dias após a entrada na Unidade, apresentou sintomas de covid-19. Diante disso, foi examinado pela médica da Unidade Penal de Gurupi que o encaminhou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde foi testado com resultado negativo, mas devido à baixa saturação ficou internado e aguardando a contraprova do teste de coronavírus que posteriormente deu positivo. Com a piora do quadro de saúde, o preso foi para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 19 e não resistiu à doença falecendo nesta segunda-feira, 22”, explicou o superintendente.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp