O governador do Maranhão participa do Fórum de Governadores da Amazônia Legal que tem como pauta o desenvolvimento sustentável da região.

Por: Auro Giuliano e Ricardo Almeida

Presente na 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Palmas, o governador do Maranhão, Flávio Dino, falou ao Diário Tocantinense sobre a importância do encontro para o desenvolvimento sustentável da região. Segundo o gestor, a reunião pertinente dado que há um debate nacional e até internacional sobre as novas políticas ambientais para a região amazônica que se anunciam no país.

“Nós (os governadores do Fórum) temos uma posição muito clara que será manifestada em documentos, que serão hoje assinados na cidade de Palmas, em que os governadores reafirmam sua crença no modelo desenvolvimento sustentável”, salienta Flavio Dino.

O governador ressalta que todos querem investimentos públicos e privados e também parcerias, mas é desejo dos gestores a manutenção do Fundo Amazônia tal como ele existia. “Defendemos que haja uma compatibilização entre o crescimento da economia, porém com a preservação ambiental que é um ativo estratégico da Amazônia e do Brasil”, pontua.   

Para Flávio Dino, o encontro é momento muito importante de reafirmação por parte dos governadores da Amazônia legal, "de que não há incompatibilidade, não há contradição entre a preservação da nossa biodiversidade e a meta necessária de ampliação da economia na região Amazônica".

Sobre o Fórum

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.

Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos.

A 18ª edição do evento teve início nesta quinta-feira (1º) com reunião das câmaras setoriais. Nesta sexta-feira (2) os governadores concederam uma entrevista coletiva. Logo após eles se reuniram com conselheiros representantes da Cooperação Internacional papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.  Em seguira foi realizado o Fórum.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp