A vereadora apontou o pouco investimento na ampliação dos leitos hospitalares e a falta de contratação de equipes médicas

Da Redação

Durante a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Prestação de Contas sobre as ações e os serviços de Saúde da Gestão dos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrida na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara de Palmas, a presidente do parlamento, vereadora professora Janad Valcari (PODE), usou a tribuna para apontar falhas no relatório apresentado pelo Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Paulo Marconi.

Contrariada com as inconsistências observadas no documento, a parlamentar afirmou que está faltando trabalho da pasta e que as informações só mostram que a secretaria de saúde da capital não está sabendo conduzir o dinheiro público em benefício da população. Janad disse que os dados referentes ao boletim epidemiológico da Covid-19, não estão claros, além disso, quando se trata de vacinação, o documento se limita a mostrar números positivos para vacinação de pessoas que não residem no município de Palmas. “A tabela está faltando detalhes sobre quais cidades estão sendo atendidas aqui e dados reais detalhados sobre a vacinação”.

A vereadora apontou o pouco investimento na ampliação dos leitos hospitalares e a falta de contratação de equipes médicas, além de indagar o secretário sobre o motivo de terem diminuído as equipes de atenção primária sem justificativas. Ela também destacou um item do relatório que trata sobre a entrega de kits de higiene bucal, porém para manifestar sua insatisfação em não encontrar informações sobre os beneficiários e a quantidade de materiais entregues.

Outro destaque no seu discurso foi para a falta de investimento por parte do município nas ações de prevenção e tratamento do HIV e AIDS, que como aponta o próprio relatório, os casos estão aumentando em todo o município. “Além desses problemas, eu não poderia deixar de relatar aqui que continuam faltando materiais nas unidades de saúde como, luvas, máscaras e até uniformes”.

Cobranças para tomada de providências

Na presença das autoridades, Janad Valcari mostrou dados provando que o município registrou aumento de receita, afirmando que destinou  mais de R$ 200 mil de suas emendas para a saúde e que vai fiscalizar a sua devida aplicação. Na tribuna, ela cobrou do secretário de saúde providências urgentes sobre,  a aquisição de materiais e insumos, o fechamento da UPA do setor Sul às 19 horas, a construção da casa de parto, o pagamento da insalubridade dos servidores, reajuste das horas extras, o combate a dengue, zika e chikungunya e ações de prevenção do suicídio, lembrando ainda que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), tem vetado Projetos de Lei que tratam sobre o tema na casa. “Esse relatório é fajuto, e só vem mostrar que a secretaria não cuida do nosso povo”, concluiu.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp