Atualmente a propriedade de Trindade possui um dos maiores projetos de tanques suspensos de todo o Estado

Da Redação

Bem como usufruir das condições climáticas do Tocantins, o setor primário tem se destacado ao longo dos anos. A abundância em água, em alguns casos, a terra fértil, clima propício, e a sua geolocalização para melhor atender a logística de distribuição, são os pontos que mais pesam para acontecer a mais rápida expansão da cultura do negócio no Estado.  

Considerada a maior fronteira agrícola da atualidade, o Brasil tem uma grande região que dispõe de muito rendimento, o Tocantins, bem como a Piscicultura, atividade que desenvolve a criação comercial de peixes, em tanques ou recintos.  

O piscicultor Pedro Martins Trindade, de 26 anos, veio ao Estado em busca de novas oportunidades de negócios e iniciou sua trajetória na cultura da piscicultura, onde atua hoje fortemente, sendo contribuinte na movimentação econômica em toda a região.  Anteriormente, Trindade trabalhava com o ramo imobiliário, mas optou por mudar após a crise política em 2015. A sua propriedade rural fica localizada no município de Wanderlândia, fica a 60 km de Araguaína, principal cidade da região norte do estado do Tocantins. 

"Quando morei no Goiás, mexia com o mercado imobiliário, na época da crise política começou a ter alguns atrasos em contratos, e fiquei com medo de calote, foi onde pensei em produzir alimentos e vender para cliente sem depender de nada político, então o ramo que pensei de imediatos foi a piscicultura", detalha o produtor.  

Localizada no município de Wanderlândia, região norte do Tocantins, a fazenda São Pedro, propriedade de Trindade, atualmente gera cerca de 300 toneladas de peixes por ano, como os peixes Pirarucu, Tambatinga, Pintado, Tilápia, Pangasius e Piabanha. 

"Nossa produção hoje está em 300 toneladas, mas o projeto final é que chegue a 400 toneladas por ano após a conclusão das obras", afirma Trindade. 

De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), em 2020 houve um crescimento de 11,3% no setor, sendo que o Tocantins foi o responsável por 14,8 mil toneladas de peixes.

"Estamos no ponto geodésico do brasil, então no meu ponto de vista, estamos próximos do centro de distribuição, sendo um ponto de logística e a questão do clima, que é quente o ano inteiro, o peixe fica bom para comer, evita muita doença. Então na piscicultura, quando o assunto é quente o ano todo, a piscicultura tem vantagens”, explica o produtor. 

Atualmente a propriedade de Trindade possui um dos maiores projetos de tanques suspensos de todo o Estado, que ao todo somam nesta modalidade 17 que produzem 80 mil peixes. Após as obras na fazenda, é esperado que a produção dos alevinos seja feita no mesmo lugar onde se cria.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp