A Mostra Cine Buriti é uma realização do projeto Telas em Cena, que conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas

Assessoria

Estudantes da rede pública municipal de Buritirana recebem sessão de cinema com produções regionais

 

 

Os alunos da Escola Estadual Luiz Nunes Oliveira, no distrito de Buritirana, recebem na próxima quinta-feira, 30, sessão de cinema com produções regionais. A Mostra Cine Buriti exibirá, de 9 às 15 horas, os curtas-metragens Dona Romana (Hellen Lopes), Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob), Amor Perfeito (Fábio D’Abadia) e Giro da Folia de Cima (João Luiz Neiva).

A Mostra Cine Buriti é uma realização do projeto Telas em Cena, que conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas, por meio da Premiação a Iniciativas Culturais para o desenvolvimento da Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva do Município de Palmas.

Responsável pelo projeto, o produtor Nival Correia considera que a Mostra é um importante meio de valorização para o audiovisual no Tocantins, bem como uma oportunidade de acesso a bens culturais para os estudantes. “Muitos desses estudantes nunca foram ao cinema e a Mostra Cine Buriti leva até o ambiente deles o acesso a produções audiovisuais”, conta Nival Correia.

Coordenadora do Cine Buriti, a produtora cultural Stella Antunes explica que a Mostra leva aos estudantes a oportunidade de assistir filmes realizados na região, com abordagens de histórias e fatos da cultura local tocantinense. “Contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, na formação de novos públicos espectadores do audiovisual e como incentivo aos novos realizadores do Tocantins”, ressalta.

Sinopses

Dona Romana (Helen Lopes): Romana, Dona Romana, Mãe Romana, um romance nativitano, a profetisa da cidade de Natividade. A artista espiritualista, a religiosa sem religião, de todas e com as religiões, seus guias e entidades. No limite da narrativa, da fé, da razão, a experiência que a orienta é de um sentido outro. Esse documentário é a sua casa, sua feição, seus caminhos, contados por ela mesma, a voz que sorri e desata o peso dos nós, nossos.”

Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob): Um distrito marcado pela violência e vulnerabilidade social abre os braços para a cultura e a arte circense. Uma transformação gradativa que há tempos multiplica sorrisos e alegria na envolvente magia que os ensinamentos e as apresentações circenses despertam. Amor Perfeito (Fábio D'Abadia): A combinação de duas coisas fantásticas do interior do Tocantins: o biscoito Amor Perfeito, e o casal responsável pela feitura, pela realização desse biscoito que já é um patrimônio cultural e material do Tocantins.

Giro da Folia de Cima (João Neiva): Durante 30 dias grupo de foliões giram pelo sertão do município de Monte do Carmo, levando a mensagem do Divino Espírito Santo.

Programação

9 horas: Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob)

15 horas: Dona Romana (Helen Lopes)

11 horas: Amor Perfeito (Fábio D'abadia)

14 horas: Giro da Folia de Cima (João Neiva)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp