A portaria nº 078, foi publicada no DO dessa quarta-feira (31) com o intuito de proteger a sanidade do plantel equídeo

Da Redação

Foi suspenso eventos equestres e aglomerações de equídeos (asininos, equinos e muares) nos municípios de Filadélfia, Nova Olinda e Taguatinga, além de estabelecer medidas restritivas em mais 11 municípios que fazem limites por haver caso de mormo, doença infectocontagiosa que acomete a espécie e que pode ser transmitida ao homem. A medida é da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da portaria nº 078, foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (31) com o intuito de proteger a sanidade do plantel equídeo contra a doença e a saúde pública.

Conforme o documento os municípios limítrofes que tiveram a suspensão da ocorrência de cavalgadas, tropeadas e quaisquer eventos que promovam a aglomeração de equídeos sem autorização da instituição são: Araguaína, Pau D’Arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeiras, Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias e Aurora do Tocantins.

A ADAPEC informou que normas são necessárias para que as equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizem as medidas sanitárias para contenção dos casos positivos e investigação nas áreas que fazem divisas. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp