Caberá à nova comissão estadual regularizar a situação do diretório do PSDB metropolitano de Palmas

Da Redação

A Executiva Nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, parecer do Conselho de Ética favorável à intervenção no diretório estadual do partido no Tocantins. Em reunião nessa quarta-feira, 4, a direção nacional retirou o ex-senador Ataídes Oliveira do comando do partido e também nomeou a comissão que vai atuar no Estado, tendo a prefeita Cinthia Ribeiro como presidente. 

Caberá à nova comissão estadual regularizar a situação do diretório do PSDB metropolitano de Palmas, com a constituição de uma nova Comissão Provisória na capital, de acordo com normas estatutárias – o que será feito na próxima semana.

Parecer

O parecer da Comissão de Ética foi relatado pela deputada federal Geovania de Sá (SC). Em seu voto, ela afirma que as violações à disciplina, à fidelidade e à ética partidárias, por parte da atual direção estadual, foram amplamente configuradas, assim como as violações “à garantia do exercício da democracia interna, dos direitos dos filiados e das minorias”, infringindo o Estatuto do PSDB.

Além disso, aponta o parecer, “o ambiente partidário em Tocantins há tempo vem se degradando em razão das constantes investidas, por parte do diretório estadual, com o único propósito de concentrar o poder em torno de sua presidência, em detrimento da manutenção da integridade partidária”.

O objetivo da intervenção é “manter a integridade partidária, preservar a linha política fixada pelos órgãos competentes e as normas estatutárias, assegurar a disciplina, a fidelidade e a ética, garantir o exercício da democracia interna, dos direitos dos filiados e das minorais, bem como promover o desempenho político-eleitoral, de acordo com critérios, as diretrizes e a orientações aprovadas pela Comissão Executiva Nacional”.

Membros

Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas – presidente

Olinto Neto, deputado estadual – secretário-geral

Edmilson Vieira – tesoureiro

Luana Ribeiro, deputada estadual

Laurez Moreira, prefeito de Gurupi

Valdemir Barros, prefeito de Pium

João Pedro Claret (Com informações do PSDB Nacional)

Ao Diário Tocantinense a assessoria de imprensa de Ataídes Oliveira disse que o ex-presidente do partido se manifestará após ser notificado da decisão. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp