Muitas vezes o uso indiscriminado acaba mascarando outras doenças e até mesmo potencializando problemas.

Da Redação

O uso inadequado de medicamentos ainda é a principal de causa de intoxicação humana com mais de 20 mil casos relatos por ano no Brasil. Um exemplo clássico de automedicação é o abuso de antibióticos, quando o consumo descontrolado destes medicamentos tem sido associado ao aumento da resistência microbiana, cada vez mais comum e se tornado um grave problema de saúde pública.

Muitas vezes o uso indiscriminado acaba mascarando outras doenças e até mesmo potencializando um problemas que poderia ser facilmente resolvido, alerta o Farmacêutico Maykon Paiva que é especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar.

Maykon destaca  que medicamentos considerados “inofensivos”, mas usados de maneira irracional, podem trazer consequências como resistência bacteriana, reações de hipersensibilidade, dependência, e, inclusive, aumentar o risco para as neoplasias”, observa Paiva.
Outro assunto que tem sido amplamente debatido é o estímulo através de publicidade exagerada para a compra de medicamentos, nos últimos anos a competitividade tem gerado em alguns casos excesso de mídia e artimanhas que atraem consumidores a comprar medicamentos.

"É muito preocupante ver que algumas empresas se usam de todos os artifcios para vender medicamentos, e o pior estimular o uso de alguns que só pode ser vendidos com a indicação médica, não é um comércio qualquer, estamos falando de fórmulas que alteram o organismo" destacou Maykon Paiva.

As propagandas de medicamentos são regulamentadas, e os casos de excesso devem ser denunciados a Vigilância Sanitária, órgão competente para coibir e fiscalizar esse tipo de ato.

Maykon Paiva é Farmacêutico, Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar, Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp