A ideia era de que os empresários pudessem vender o Tocantins como destino turístico, além de conhecer novos roteiros

Da Redação

Ocorreu entre os dias 6 e 8 de outubro, a 48ª ABAV Expo & Collab 2021, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina. O evento aconteceu em Fortaleza/CE e reuniu toda a cadeia turística em um momento de fortalecimento e preparação para a retomada do setor, incluindo empresários do Tocantins que participaram de uma missão oportunizada pela Fecomércio e Sebrae Tocantins. Além disso, a Fecomércio esteve representada pelo presidente do Cetur (Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins), Marcelo Perim.

A ideia era de que os empresários pudessem vender o Tocantins como destino turístico, além de conhecer novos roteiros, produtos e tendências (nacionais e internacionais) para oferecer aos seus clientes e deste modo, impulsionar o Turismo no Tocantins.

E isso aconteceu. Para a empresária, Roberta Nery, proprietária da Voa Viagens, a ida trouxe muitos benefícios. “Foi muito proveitosa a participação na Abav Expo e Collab. Sem o subsídio que nos foi dado, seria impossível a participação, principalmente por conta da pandemia, já que houve uma queda nas nossas receitas. As atualizações foram essenciais para a minha empresa e gestão. O tempo resposta na feira é mais rápido, lá pudemos conhecer novidades do mercado e até mesmo ter acesso a novas regras que poderiam demorar para chegar aqui, ou seja, essas informações e aprendizados nós já colocamos em prática e só isso já valeu a participação e viagem”, disse.

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, comemorou a participação desses empresários. “Além de estarem representando o nosso estado, esse tipo de troca de experiências e conhecimento agrega muito e com certeza, trará resultados para o setor do Turismo no estado. Nós da Fecomércio ficamos muito felizes com a oportunidade de levar esses 15 empresários para Abav Expo, juntamente com o Sebrae, que sempre é um grande parceiro das nossas ações”, ressaltou.

Já o presidente do Cetur, Marcelo Perim, descreveu a feira como um grande marco. “A palavra que define a participação do Tocantins na Abav Expo 2021 em Fortaleza é sucesso! A integração do trade turístico, sendo agências emissivas, receptivas, atrativos turísticos e as expressões culturais foi o que tornou mais valiosa a participação do Tocantins. O que também enaltecemos foi o grande apoio dado pelo Sebrae, o Conselho de Turismo da Fecomércio - Cetur, e o Governo do Estado. A união de forças entre as entidades proporciona tanto a atração de investimentos para o estado, quanto a expansão dos negócios locais através do network que acontece durante a feira”.

Além disso, ele ressaltou também a organização do evento. “A calorosa recepção que tivemos no estado do Ceará merece muitos elogios. Ao mesmo tempo em que nos despedimos de Fortaleza, começamos a planejar o próximo destino da Abav Expo 2022 que será Pernambuco”.

CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estava presente na feira com um stand institucional onde eram apresentadas as ações do Cetur Nacional, da CNC, do Sesc e Senac voltadas ao setor de Turismo. Em visita ao stand da CNC, Marcelo Perim conversou com o presidente do Cetur Nacional, Alexandre Sampaio, sobre a necessidade de destinação de recursos ao Tocantins para o desenvolvimento de projetos elaborados pelo conselho, especialmente, o Centro de Atendimento ao Turista - CATUR, localizado na capital, Palmas, onde o CETUR já desenvolve ações em prol do turismo regional.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp