Três colaboradores que preferiram não se identificar, com medo de represálias, afirmaram que os atrasos são frequentes

Da Redação

Os funcionários do interior do Estado, que trabalham nas cozinhas dos hospitais estaduais geridos pela Fábrika Alimentação e Nutrição, estão prestes a entrar o segundo mês sem os salários nas contas. Três colaboradores da empresa, que preferiram não se identificar com medo de represálias, entraram em contato com o Diário Tocantinense e afirmaram que os atrasos salariais são frequentes.

Uma das funcionárias relatou que precisou adquirir empréstimo junto a um banco para poder pagas as contas de casa e fazer as compras do mês. “A energia de casa já estava quase cortando, a conta de água atrasada, estava faltando comida em casa. Precisei me mover para conseguir por dinheiro dentro de casa”, contou.

Outro colaborador da empresa afirmou que os atrasos nos salários são frequentes. “Recebemos, sempre, depois do dia 20. Já perdemos as esperanças de receber no quinto dia útil do mês, como manda a legislação trabalhista”, disse.

Já a terceira pessoa disse que os funcionários estão temendo entrar o segundo mês sem os salários na conta. “Já vamos receber esse [salário referente ao mês de dezembro] em atraso, não sabemos quando iremos receber o de janeiro. A situação é desesperadora. Ao mesmo tempo, não podemos reclamar muito, pois temos medo de perder o emprego”, afirmou.

MP

Recentemente, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou procedimento para apurar eventuais irregularidades no serviço de alimentação oferecido no Hospital Geral de Palmas (HGP), que tem a cozinha gerida pela Fábrika Alimentação.

Segundo a denúncia de uma acompanhante de uma paciente do setor de Oncologia, uma lâmina foi encontrada em uma torta servida pela empresa contratada. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que uma peça da máquina de cortar legumes se quebrou e ocasionou o incidente. A secretaria ainda alegou que adotou providências para evitar nova ocorrência e que, desde que tomou conhecimento do caso, realizou exames para evitar quaisquer prejuízos físicos à acompanhante e nada foi constatado.

Em uma curta nota encaminhada ao Diário Tocantinense, a assessoria de imprensa da Fábrika Alimentação e Nutrição afirmou que "o atraso no pagamento de alguns funcionários trata-se de um problema pontual da empresa que será resolvido ainda esta semana". Porém, não citou a data em que será debitado. A empresa também são respondeu ao questionamento se os salários de dezembro de janeiro serão quitados até o quinto dia útil deste mês, nem o motivo dos atrasos frequentes nos pagamentos dos salários dos funcionários da empresa. (Atualizada às 11h19)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp