As evoluções e progressões que já estavam previstas para o período legal não serão afetadas pelo decreto.

Da Redação

O Governo do Estado do Tocantins informou no inicio da noite desta sexta-feira (1º) que está suspendendo por 30 meses a concessão de progressões e reajustes nas gratificações de servidores públicos. A medida, conforme o Palácio Araguaia, é necessário para evitar que seja decretado estado de calamidade financeira. As evoluções e progressões que já estavam previstas para o período legal não serão afetadas. Vários secretários participam da coletiva

A medida será publicada na edição do Diário Oficial do Estado ainda nesta sexta-feira.

Além da medida, o governo disse ainda que estuda implementar programas de demissão voluntária e aposentadoria incentivada. Também está sendo debatido um ajuste nos percentuais de contribuição do Igeprev.

De acordo com o anuncio o governo calcula que somando as despesas obrigatórias, como a data-base as progressões e reajustes anuais e os concursos em andamento, já tem um valor consolidado de R$ 1,5 bilhão para 2019.

A ação anunciada é parte da reforma administrativa, que começou no ano passado e contempla também a extinção de contratos temporários, a volta da jornada de 8h para os servidores e o recolhimento de veículos oficiais.

O governo disse também que vai intensificar a fiscalização tributária para combater a sonegação de impostos e tentar aumentar a arrecadação.

Na coletiva em que apresentou o que já foi implementado e os próximos passos da reforma, o primeiro escalão informou que houve a redução de 969 cargos e funções comissionados e 12.161 contratos temporários. O objetivo do governo é manter a folha de pagamento abaixo de R$ 300 milhões por mês.

Foi anunciado também que o recadastramento presencial dos servidores públicos, anunciado após uma operação contra funcionários fantasmas, deve terminar em 60 dias. (Mais informações a qualquer momento)

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp