No Boletim, divulgado ainda ontem, 10, pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que existem 5.514 casos confirmados

Da Redação

Todos os leitos clínicos e de UTI´s Covid-19, permanecem lotados nesta quinta-feira, 11, sendo eles Hospitais Estaduais e Contratualizados. Em Colinas do Tocantins, a 270 km de Palmas, o caso ainda é bem pior e requer uma maior atenção do Governo do Tocantins, entretanto ainda não há prazo ou definição para implantação de leitos de UTI´s para atendimento do público local.

No Boletim Epidemiológico, divulgado ainda ontem, 10, pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que existem 5.514 casos confirmados, sendo destes 197 casos estão ativos, 16 pessoas se encontram hospitalizadas e 181 pacientes estão isolados em casa e 57 vieram a óbito devido ao agravamento do quadro de saúde.

De acordo com o sistema, Colinas se posiciona no 4º lugar com pessoas infectadas pelo novo corona vírus. ‘Ainda não há previsão de implantação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s), no município, o que só poderá ser definido após a conclusão dos leitos previstos”, e o que disse trecho da nota enviada ao Diário Tocantinense, no início da tarde desta quarta-feira, 10, sobre o colapso do quadro de saúde em Colinas do Tocantins. O hospital permanece municipal e todas os leitos clínicos se encontram indisponíveis para novos pacientes.

Ainda em nota, o Governo esclarece que o município de Colinas tem como referência para demandas de média e alta complexidade, o Hospital Regional de Araguaína (HRA), unidade que conta com grande quantidade de leitos Covid-19. Assim, ainda não há previsão para instalação de leitos de UTI no município, o que só poderá ser definido após a conclusão dos leitos previstos.

Confira na íntegra a nota da SES

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que no momento, há previsão de instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede privada e no Hospital Geral de Palmas (HGP), em Palmas; no Hospital Geral de Gurupi (HGG); e a readequação do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), após decisão do governador Mauro Carlesse.

Esclarecemos que o município de Colinas tem como referência para demandas de média e alta complexidade, o Hospital Regional de Araguaína (HRA), unidade que conta com grande quantidade de leitos Covid-19. Assim, ainda não há previsão para instalação de leitos de UTI no município, o que só poderá ser definido após a conclusão dos leitos previstos.

Ressaltamos que para a instalação de leitos UTI, são necessários variados insumos, medicamentos, profissionais especializados, além do treinamento destes. Assim, precisa-se de 15 a 20 dias.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp