A obra é fruto de um pagamento de debito do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), ao governo

Da Redação

O Hospital Infantil de Palmas (HIP), passou por uma reforma estrutural no ano de 2019, será transferido para uma ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP). Em nota a Secretária de Estado da Saúde (SES), informou que foi iniciada a transferência de pacientes e do setor administrativo, foi iniciada e deverá ser concluída até 31 de maio. A obra é fruto de um pagamento de debito do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), ao Governo do Tocantins.

A obra da ala pediatria, conforme a pasta teria sido realizada por meio de planejamento prévio e a ala funcionará em separado do HGP. A mudança não incorrerá de risco de contaminação hospitalar. O Estado afirmou que atenderá crianças de forma adequada e contará com 20 leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro e será dobrada ainda a capacidade dos leitos.

A Secretária de Estado da Saúde, informou que com a transferência de pacientes do Hospital Infantil para a ala pediátrica, a pasta devolverá ao locatário o prédio da unidade hospitalar, gerando uma economia de R$ 100.000,00, do valor do aluguel do imóvel. 

Confira na íntegra a nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece primeiramente que, as informações que estão sendo repassadas acerca da construção da ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) nas redes sociais são "Fake News". 

Informamos que a obra da ala pediátrica foi realizada conforme planejamento prévio da SES, sendo financiada pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), que possuía débitos em aberto com o Governo do Tocantins, quitando os referidos por meio desta obra. Em suma: o custo do Estado do Tocantins será zero.

Enfatizamos que a ala é separada do HGP, tendo acesso próprio, sem contato direto com a unidade hospitalar, não correndo risco de contaminação por Covid-19. Esclarecemos que todas as unidades hospitalares administradas pela SES, seguem rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19.

 A nova estrutura foi planejada para o atendimento ao público infantil, com todos os ambientes adequados para o recebimento das crianças, ofertando assim, um atendimento humanizado. A ala contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro e dobrará a capacidade de leitos clínicos.  

Quanto aos servidores lotados no Hospital Infantil, alguns serão removidos para a ala infantil e outros para o HGP. A superintendência de gestão profissional da SES, já avalia a distribuição adequada dos profissionais, conforme necessidade da ala pediátrica.

A Secretaria esclarece que com a transferência dos pacientes do hospital infantil para a ala pediátrica, a Pasta irá devolver ao locatário o prédio da unidade hospitalar, gerando uma economia de mais R$100.000,00, valor do aluguel do imóvel. Informamos que a transferência dos pacientes e do setor administrativo do hospital para a ala infantil, já foi iniciada, devendo ser concluída até o dia 31 de maio. 

Por fim, a SES enfatiza que a mudança será positiva para o atendimento de todas as crianças, que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Palmas, 22 de abril de 2021.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp