Ela substituiu o tenente-coronel Irisvaldo de Oliveira Alves e é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão.

Da Redação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta sexta-feira, 6, da posse da tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno no comando do 1º Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins (1º BBM). Ela substituiu o tenente-coronel Irisvaldo de Oliveira Alves e é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado.

Para o governador Carlesse, a posse de uma mulher no comando da 1° BBM é uma boa surpresa e representa um avanço muito grande e uma demonstração de que a gestão privilegia a capacidade. “Acho que vai trazer melhoria, transparência e demonstra ainda que estamos dando oportunidade para as pessoas que têm capacidade. Chegou a hora da Andreya e ela vai comandar o maior batalhão de bombeiros do Tocantins e o que queremos é que as mulheres cada vez mais possam ocupar postos de comando em outras atividades”, destacou o Governador.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro, ressaltou que é motivo de orgulho para a corporação contar com uma mulher no comando de um batalhão do porte do de Palmas. Ele ressaltou que a nova comandante do 1° BBM reúne todas as condições técnicas e certamente vai realizar um bom trabalho. “Está assumindo a função justamente porque reúne todas as condições técnicas. Desejamos à tenente-coronel Andreya todo o sucesso. Esse é um momento de celebração para a corporação “, ressaltou, explicando que o Batalhão de Palmas é a maior unidade operacional do Tocantins e responde por Porto Nacional, Paraíso e Taquaralto.  

Na condição de nova comandante do Batalhão, a tenente-coronel Andreya Bueno destacou o orgulho em assumir a função. “É um momento de muita honra e orgulho ter o privilégio de ser escolhida para comandar esse batalhão e também pelo fato de ser a primeira mulher a assumir o posto". Ressaltou que pretende dar continuidade às atividades que já vinham sendo desenvolvidas pelo comandante anterior, mas assegurou que vai primar também pela qualidade no ensino, na educação e no treinamento da tropa, para que isso possa chegar nas pessoas que são atendidas.  

Oriunda do concurso de 2006, na turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), a tenente-coronel conquistou a única vaga destinada às mulheres à época, com 25 anos de idade. Entre suas funções na instituição no Tocantins, foi secretária-geral durante 5 anos e, há 6 meses, foi diretora de Ensino e Pesquisa. Durante dois anos, Andreya esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para o Curso de Formação de Soldados.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença da deputada estadual Luana Ribeiro; do procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e secretários de Estado.(Com informações do Governo do Tocantins)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp