O objetivo segundo o Ministério Público do Tocantins seria para evitar eventual violação ao princípio do concurso público

Da Redação

Visando apurar possíveis irregularidades, em razão de existir um concurso público em vigência para provimento de cargos efetivos da Prefeitura de Araguaína é que o Ministério Público do Tocantins (MPTO), instaurou por meio de inquérito civil público uma ação para investigar nomeações de servidores comissionados no município. O objetivo segundo o MPTO seria para evitar eventual violação ao princípio do concurso público. 

“Para evitar eventual violação ao princípio do concurso público, uma recomendação foi expedida anteriormente para que o município se abstivesse de celebrar contratos temporários para o exercício de funções com atribuição idêntica ou assemelhada às dos cargos para os quais existem candidatos aprovados no concurso público”, diz trecho do texto enviado a imprensa.

Na recomendação, foi destacado que as contratações temporárias dessa natureza só poderiam ser cogitadas após a nomeação de todos os candidatos aprovados no concurso, inclusive daqueles que compõem o cadastro reserva.

Outro lado segundo o MP

Em resposta, o Município informou, com documentos comprobatórios, ter efetuado a nomeação e posse da quase totalidade dos candidatos que foram aprovados, inclusive além da quantidade de vagas estabelecida no edital. Dessa forma, teria atendido à recomendação do MPTO e obedecido ao princípio do concurso público.

O DT abre espaço para que a Prefeitura de Araguaína possa comentar o assunto.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp