As provas do Encceja serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Da Redação

O Encceja é um exame para certificação do ensino fundamental ou do ensino médio para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

As inscrições para edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam na segunda-feira, 20, e seguem até o final do mês de maio.  As provas do Encceja serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Quem faltou às provas para as quais se inscreveu em 2018 e quiser fazer o Encceja em 2019 deverá selecionar o motivo da ausência no processo de inscrição.

No Tocantins, as provas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.  Em 2018, mais de 20 mil pessoas se inscreveram para o Encceja.  

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Materiais de Estudo

O Inep disponibiliza materiais de estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2018, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. (Com informações da assessoria)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp