Serviço de inspeção nesses frigoríficos obedecem os mesmos critérios daqueles com registros no Serviço de Inspeção Federal

Da Redação

Com o objetivo de garantir a segurança e qualidade da carne, produtos e subprodutos produzidos nos seis frigoríficos cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está mantendo rotineiramente a inspeção e a fiscalização desses estabelecimentos. Juntos em 2019, comercializam mais de 24 mil toneladas de produtos.

O serviço de inspeção nesses frigoríficos obedecem os mesmos critérios daqueles com registros no Serviço de Inspeção Federal (SIF). "Na indústria verificamos a saúde do animal antes mesmo do abate e acompanhamos todo o processo para que seja humanizado e seguro, não correndo riscos de contaminação da carcaça," destaca o gerente de inspeção da animal da Agência, Antônio José de Sousa Caminha, acrescentando ainda que os profissionais estão trabalhando seguindo as medidas de prevenção à covid-19.

O gerente explica ainda que as carcaças e vísceras são inspecionadas para tentar identificar possíveis sinais de enfermidades e só após um rígido controle é que ela é liberada para ser acondicionada com resfriamento necessário e transportadas em veículos refrigerados para chegar até o consumidor.

"O serviço de inspeção e fiscalização realizado pela Adapec assegura aos nossos consumidores obterem carne de qualidade e com segurança alimentar," disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Dados

Os frigoríficos cadastrados no SIE produziram em 2019 mais de 24,2 mil toneladas de carnes, com abate de 83.546 cabeças de animais, que resultou numa movimentação financeira acima de R$ 275 milhões. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp