Projeção é que modernização do procedimento reduzirá em cerca de 50% o prazo para emissão do documento no Tocantins.

Da Redação

Com a proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão de carteiras de identidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, por meio do Instituto de Identificação, desenvolveu a Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação – PAPI. O mecanismo vai promover o agendamento da produção do RG pela internet, num sistema semelhante ao realizado  pela Polícia Federal na emissão do Passaporte.

Desenvolvido pelos servidores da Tecnologia da Informação da SSP, a plataforma vai facilitar também a emissão de certificados de antecedentes criminais. Funcionando atualmente de maneira experimental, a previsão é que ainda neste mês de maio o usuário que necessitar emitir o documento poderá realizar todos os trâmites do procedimento pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, e na sede do Instituto, em Palmas. 

Segundo a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva, atualmente o cidadão tocantinense residente no interior, que necessita emitir o RG, chega a esperar cerca de 60 dias para receber o documento. Na Capital, o tempo de espera é de 10 dias úteis". Esperamos que, com a implantação da Plataforma, o prazo para a emissão do documento caia pela metade, uma vez que grande parte dos procedimentos, que hoje acontecem manualmente, serão realizados pela internet, pelo próprio usuário”, afirmou.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp