Com a conclusão do inquérito policial, o caso foi remetido ao Poder Judiciário com a sugestão de arquivamento

Da Redação

Em coletiva de imprensa realizada na sala de reuniões da Secretaria da Segurança Pública, a Delegacia-Geral da Polícia Civil do Tocantins apresentou na manhã desta quarta-feira, 11, a conclusão da investigação sobre a morte do servidor público municipal Wagner Fernandes de Araújo, 58 anos, ocorrida no dia 1º de novembro, no município de Dois Irmãos, região central do Estado.

O delegado-chefe da 6ª Divisão de Repressão ao Crime Organizado (6ª DEIC de Paraíso do Tocantins), Hismael Athos e responsável pela condução das investigações, informou que o senhor Wagner foi vítima de acidente doméstico e que não há elementos que comprovem a participação de outras pessoas nos fatos. “Trata-se de fato atípico e já encaminhamos o relatório final do inquérito policial ao Poder Judiciário, sugerindo o arquivamento do mesmo”, ressaltou o Delegado.

Durante a coletiva, o delegado Hismael Athos fez um relato sobre como se deu a investigação e citou as hipóteses descartadas. Segundo ele, a princípio o caso foi tratado como sendo crime de conotação sexual ou passional. Porém, essas hipóteses foram descartadas. A investigação também trabalhou a possibilidade de latrocínio e homicídio, também descartadas em razão de exames e provas periciais no local.

Perícia

Sobre os levantamentos da Perícia Criminal, o perito Alexandre Agrelli informou que os elementos periciados não indicaram a presença de terceiros na residência do senhor Wagner Fernandes, tendo sido descartado arrombamento, escalada de muro e que não havia nada fora do lugar na residência da vítima. Ressaltou também que o servidor levou duas quedas, uma na sala e outra na cozinha, onde o senhor Wagner foi encontrado próximo ao batente.

Em complemento, o diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Luciano Augusto de Pádua Fleury Neto, informou que o exame demonstrou não havido luta corporal. Refutou a informação de que a orelha do senhor Wagner havia sido decepada e esclareceu que a orelha apresentou uma lesão corto contundente.

O diretor informou também que não foram encontradas lesões de autodefesa, que corroboram diretamente a conclusão da investigação de que o senhor Wagner veio a óbito em consequência da segunda queda e do tempo em que ele ficou desacordado antes de ser socorrido. “As quedas ocorreram por volta de uma hora da manhã e somente às 8 horas da manhã o senhor Wagner foi encontrado desacordado. Isso contribuiu, sobremaneira, para o óbito, pois os exames indicaram hipoglicemia, várias crises convulsivas e parada cardiorrespiratória”, explicou Luciano Augusto.

Compromisso

Representando a delegada-geral, Raimunda Bezerra de Souza, a titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Cínthia Paula de Lima, ressaltou o compromisso da Polícia Civil do Tocantins na elucidação do caso e informou que, de imediato, a Delegada-Geral acionou sua diretoria, que, delegou à 6ª DEIC à condução das investigações para apurar as circunstâncias da morte do senhor Wagner Fernandes. 

“Graças a um conjunto de ações investigativas, apurou-se que a morte do senhor Wagner foi um acidente doméstico. Não há fato científico que aponte outra causa para a morte do senhor Wagner”, frisou a Cínthia Paula de Lima. Também acompanhou a coletiva a diretora da Perícia Criminal, Georgiana Ferreira Ramos.

Os fatos

O servidor Wagner Fernandes foi encontrado desacordado dia 01/11/2020, em sua residência em Dois Irmãos, com ferimentos na cabeça, orelha e supercílio e veio a óbito no dia seguinte, 02/11/2020, por volta das 17h40 no Hospital Geral de Palmas. De imediato, a 6ª DEIC iniciou as investigações e foi nos local dos fatos.

Apurou que o senhor Wagner morava sozinho e, por relato de testemunhas, que ele possuía problemas com o uso excessivo de bebida alcoólica. Que no sábado, 31 de outubro, ele foi visto na rua caído, tendo sido socorrido por populares que o levaram para sua residência. As testemunhas narraram também que depois de ter sido deixado em sua casa foram ouvidos xingamentos de apenas uma única voz no imóvel.(Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp