O ministro Marcos Pontes sinalizou que dará prioridade para atender as demandas dos municípios tocantinenses.

Da Redação

O senador Irajá (PSD-TO) se reuniu nesta quinta-feira (28) com o ministro Marcos Pontes, que comanda o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para discutir a democratização do acesso à internet nos municípios tocantinenses. 

A conversa ocorreu no gabinete do senador, em Brasília. 

Após a reunião, o senador e o ministro anunciaram que o governo federal vai disponibilizar sinal de internet via satélite para atender comunidades isoladas que ainda estão fora da rede mundial, por meio do programa Cidades Digitais.  

“Conversamos sobre vários programas que o ministério está implementando com a liderança do ministro Marcos Pontes. Conversamos sobre o Jalapão e o Cantão, dois pontos turísticos importantes do nosso estado, e sobre os municípios que ainda não tem acesso à internet, e o ministro autorizou algumas cidades a receberem o sinal de um satélite que já está em funcionamento para democratizar o acesso à internet nas cidades de pequeno porte”, ressaltou Irajá após a reunião. 

O senador também tratou da liberação de recursos para o programa Araguaína Conectada, que prevê a instalação de 70 km de fibra óptica para atender órgãos da administração municipal, escolas, unidades de saúde, praças e serviços de videomonitoramento urbano.

O ministro Marcos Pontes sinalizou que dará prioridade para atender as demandas dos municípios tocantinenses. Primeiro e único brasileiro a participar de uma missão ao espaço, Marcos Pontes revelou que já esteve no Jalapão e avalia que a tecnologia pode gerar desenvolvimento para as regiões mais distantes do estado. 
  
“A tecnologia pode ajudar o desenvolvimento econômico e social da região. A educação é a base de tudo. Eu sonho em ver as crianças e os professores nessas comunidades sem internet estudando, recebendo e trocando informações. Com certeza vai ajudar muito”, afirmou Marcos Pontes. (Com informações da assessoria) 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp