A psicologia das cores é basicamente o estudo de como nosso cérebro identifica uma cor e a transforma em sensação.

Da Redação

Isso mesmo, cada cor pode alterar sua percepção. A psicologia das cores é basicamente o estudo de como nosso cérebro identifica uma cor e a transforma em sensação.

A influencia das cores pode ser percebida em vários lugares, decoração de um ambiente, publicidade, na moda, entre vários outros exemplos. Em suas varias tonalidades e matrizes, as cores são percebidas não só com aspectos físicos, mas com uma relação também social e cultural.

O que nos remete a analisar a história, a memória e o aprendizado. Que por essa razão é que, os índios brasileiros veem mais variações de verde, que normalmente se identifica, já os esquimós veem diferentes tonalidades de branco.

Essa identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores frias têm propriedades calmantes, são suaves e estáticas. Já as cores quentes são mais dinâmicas e estimulantes.

Significado das Cores:

Primeiramente é bom deixar claro que, as cores nunca ficam sozinha no espaço, e por isso recebem outras interferências, o que modifica o contexto. Mas podemos observar que:

Amarelo

É capaz de motivar a alegria e despertar a criatividade, agindo como algo que elimina o cansaço, pode acalmar a excitação nervosa e chega a aliviar dores de cabeça. Ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa.

Esta cor deve ser bem dosada, pelo seu elevado grau de luminosidade, pois pode causar desconforto visual. O amarelo representa o sol, então vale investir nesta cor quando o ambiente for escuro ou sem janelas.

Laranja

No geral pode aumentar a confiança e traduzir muito otimismo, estimula o sistema respiratório devido ao brilho. Ela representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão,

É ainda um estimulante físico e mental, alargando a mente e abrindo-a para novas ideias. Assim, ela pode ser empregada em locais de trabalho e estudo. Também estimula o apetite.

Vermelho

Considerada uma cor quente, é excitante, anima, traz confiança, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativas.

estimula as emoções, inibe o medo e as preocupações, mas também e pode produzir nervosismo. Por ser estimulante e dinâmica deve ser usada com cautela.

O vermelho provoca sensações diferentes dependendo do grau de saturação:

  • Vermelho escuro causa impressão de seriedade, autoridade e respeito, e ainda de ostentação ao ambiente;
  • Vermelho forte, saturado, é provocante, mas também pode causar a impressão de afeto e estima.

A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço.

Roxo

Relacionada com a intuição, mas pode gerar melancolia. Reduz a ansiedade e o medo agindo diretamente no coração. É considerada ainda como uma cor fria, ela estimula nosso lado psíquico e espiritual, lucidez, equilíbrio. Está ligada à ideia de saudade, ciúme, sabedoria, respeito e espiritualidade.

A cor pode ser empregada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação, no quarto ou em outro ambiente de relaxamento. Pode estar alinhando ao dourado para transmitir riqueza.

Verde (Sen foto ilustrativa)

Verde é a cor que está no ponto de equilíbrio entre claro e escuro, calor e frio.

Traz ao ambiente uma sensação reservada e repousante. Simboliza o bem-estar, a saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade.

O verde é muito utilizado nos ambientes pois tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, e aceita facilmente composições com outras cores.

No seu tom claro torna-se uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios.

Em seu tom mais escuro pode trazer sensação de seriedade e segurança.

Azul

Calmante ligado a coisas profundas, transmite bondade e serenidade. Capaz de acabar com as energias negativas.

Assim, em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto, ele é bem indicado.

Mas deve-se ter cuidado com o tom, pois pode também deprimir ao fim de algum tempo. O azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre, já em seu tom escuro, representa profundidade de sentimento e amplitude ao ambiente.

É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares gelados deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.

Marrom

Tem relação com tons de terra e como tem relação com muitos materiais naturais, como madeira, lã, couro, é uma das preferidas no âmbito residencial.

O marrom é uma boa cor para atividades que exijam concentração, como bibliotecas e escritórios.

Transmite ainda sensação de sobriedade e austeridade. Dependendo da tonalidade, pode ser acolhedor ao ambiente. Transmite conforto.

Branco

 

O branco representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade, simplicidade.

Não precisa ser utilizado como cor predominante, e combina com todas outras cores. Traz bastante luminosidade ao ambiente, simplicidade e induz à ordem e organização, mas em excesso pode se tornar irritante.

Branco

É uma cor sofisticada, imponente. Possui a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele, por isso pode literalmente esquentar o ambiente.

Pode transmitir a sensação de seriedade e prudência, mas combinado com outras cores, traz uma sensação alegre.

Cinza

Resultado da mistura do preto com o branco, posiciona-se entre a luz e a sombra.

É passivo, sem vida, não relaxa nem anima, não interferindo nas sensações. Por esse motivo é bem empregado junto com outras cores.

É importante ter em mente que estes conceitos variam muito, não só de pessoa para pessoa, mas também como dissemos no início, do aprendizado social e cultural de onde parte a análise, e das características pessoais de quem ocupará o espaço.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp