As Forças Armadas já se preparam para vir ao Tocantins para início da operação determinada pelo presidente

Da Redação

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, determinou o envio das Forças Armadas ao Tocantins para combater, prevenir e fiscalizar as queimadas, focos e incêndios florestais no Estado do Tocantins. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira 20.

O envio faz parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que foi iniciada em maio e tinha previsão inicial de duração até junho. Em julho, contudo, ela foi prorrogada até novembro.

O emprego das Forças Armadas já havia sido autorizado no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia e já acontece devido ao período de verão nestas áreas.

As Forças Armadas já se preparam para vir ao Tocantins para início da operação.

Pedido do governador Mauro Carlesse

No dia 10 de agosto, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse solicitou ao presidente da República a disponibilização das Forças Armadas para atuação no Estado.

No ofício, Carlesse disse que o Tocantins padece com vulnerabilidades da vegetação devido as combinações climáticas do período do ano, considerando as altas temperaturas neste período de estiagem, principalmente entre os meses de julho e setembro.

“A falta chuvas e este forte calor acabam favorecendo o surgimento de incêndios florestais, comprometem a biodiversidade da região em razão da destruição de quilômetros de flora e provocam a morte de milhares de espécies da fauna amazônica”, afirmou Carlesse no pedido.

O Governo do Tocantins divulgou na data da solicitação feita ao presidente que o Estado já possuía 4.049 focos de incêndio registrados só em 2020.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp