A vereadora esclarece que seu trabalho continuará, doa a quem doer, e que todas as denúncias serão investigadas

Da Redação

As ações da presidente da Câmara de Palmas, vereadora professora Janad Valcari (PODEMOS) tem incomodado muito a administração municipal de Palmas, pois rotineiramente a parlamentar é vista fiscalizando os serviços públicos e averiguando denúncias encaminhadas pela população em diversas áreas. Tendo como carro chefe de denúncias a saúde, Janad tem se deslocado até as unidades de saúde do município e encontrado diversos tipos de problemas, desde a falta de medicamentos e insumos e até a ausência de profissionais para atender a população.

Essa ação tem gerado incômodo na prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que já até determinou que os servidores impeçam Janad de entrar nos órgãos públicos, sob pena de perder benefícios como horas extras, funções gratificadas e até de serem demitidos, como ocorreu recentemente no Centro de Saúde do setor Santa Fé, onde o coordenador com 10 anos de atuação foi exonerado só porque a vereadora teve acesso ao órgão e flagrou portas e janelas quebradas e falta de médicos. Agora os moradores estão realizando um abaixo-assinado para pedir o retorno do profissional.

Ao tomar conhecimento da perseguição, a vereadora deixou claro que continua realizando o seu trabalho, mesmo sabendo das articulações para impedi-la. Para a parlamentar, a prefeita municipal e seus aliados tentam, a todo custo, fazer denúncias anônimas para interromper o seu trabalho e até buscam intimidá-la, por meio de ameaças e ações da Guarda Metropolitana nos locais em que é chamada.

Outro fato é que a prefeita proibiu os secretários e presidentes de autarquias de receber a parlamentar e, recentemente, por meio de seus interlocutores, protocolou representação anônima no Ministério Público Estadual na tentativa de barrar Janad, porém o órgão reconheceu que a atuação da vereadora é legítima e procedeu com o arquivamento da denúncia, pois reconhece não existe invasão em suas investigações, mas sim, atuação legítima no cumprimento do seu dever, como observa a promotora de justiça Araína Cesarea Ferreira dos Santos D Alessandro no dia 02 de junho de 2021.

“Ante o exposto, e, não havendo justa causa para a instauração de inquérito civil, diante da resposta apresentada, promovo o arquivamento dos autos de representação, com base no artigo 5°, inciso IV da resolução n° 05/2018, do Conselho Superior do Ministério público do Estado do Tocantins”.

Janad esclarece que seu trabalho continuará, doa a quem doer, e que todas as denúncias da comunidade continuarão sendo investigadas por se tratar de uma prerrogativa do vereador, que atua como representante e fiscal do povo.

O DT abre espaço para que os envolvidos possam comentar o assunto.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp