Recentemente, Josi esteve reunida com o prefeito de Colinas, Dr. Kasarin, que manifestou interesse em ter a unidade

Da Redação

A prefeita da terceira maior cidade do Tocantins, Gurupi, Josi Nunes, diz que aguarda, tão somente, o repasse do Governo Federal, para aumentar o piso salarial dos professores. No último dia 04, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria que oficializa o aumento de 33,24% no piso dos profissionais. A respeito da Unirg de Colinas, prefeita ainda informou ao DT que a proposta ainda passará por análise, em todos os aspectos, do Conselho Estadual de Educação.

Agora, a prefeita aguarda o repasse Federal para ajustar o piso salarial dos professores. “Esse recurso, chegando ao município de Gurupi, será repassado aos profissionais. Vamos sentar com a categoria para trabalhar essa questão, porque, geralmente aumenta o piso, mas o recurso não vem para que outros níveis da educação tenham também o mesmo valor do aumento. Isso cria uma defasagem muito grande. Muitas vezes, quem está entrando agora acaba tendo um valor igual àqueles que estão há muito tempo em exercício. Então, é preciso regularizar essas diferenças”, alerta.

Josi foi categórica ao afirmar que uma das suas principais propostas de campanha foi valorizar o servidor público. Em entrevista, ela garantiu que desde 2017 os profissionais da educação não tiveram progressões. “Fiz o compromisso de dar o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) a esses profissionais. Em dezembro enquadramos os professores em sua tabela, de acordo com a sua progressão horizontal e vertical, e pagamos todos os atrasados. Isso demonstra o compromisso de valorizar o servidor público, porque valorizando o servidor ele vai prestar um serviço de melhor qualidade para a nossa comunidade”, afirma. 

“Temos o compromisso de valorizar os servidores públicos do município em todas as áreas porque não é só da área da educação que a população precisa. Os servidores da Saúde e do Quadro Geral têm a sua lei e nunca tiveram nenhuma progressão. Nem horizontal, nem vertical, ou seja, criaram a lei, mas não implantaram desde 2015. Na sexta passada, publicamos um decreto formando uma comissão que vai trabalhar o PCCR desses servidores”, completa Josi.

Unirg Colinas

Recentemente, Josi esteve reunida com o prefeito de Colinas, Dr. Kasarin, que manifestou interesse em ter a unidade no município. Segundo Josi, o próximo passo, para dar andamento à proposta, será definir e iniciar as tratativas no Conselho. “Não é um processo rápido porque não basta que a Unirg seja desejada no município, é preciso que todos os processos legais sejam feitos e uma série de condições seja analisada pelo Conselho. Após isso, as tratativas deslancham. No entanto, quero que o povo de Colinas possa contar com todo nosso apoio”, finaliza.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp