Josi Nunes acompanha processo de expansão da UnirG e visita campus de Paraíso

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, explicou que o credenciamento do campus de Paraíso já foi aprovado

Da Redação

A prefeita eleita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), participou de um momento histórico da atual fase de expansão da Universidade de Gurupi. Nesta terça-feira, 15, ela acompanhou a visita dos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE) ao campus da UnirG em Paraíso do Tocantins. A visita faz parte do processo para credenciamento do curso de Medicina na cidade.

“Fiquei encantada com todo esse processo de expansão da UnirG, que também era um sonho de meu pai, Jacinto Nunes, que essa UnirG pudesse oferecer ensino de qualidade não somente para Gurupi, mas para todos os cantos do estado do Tocantins. Eu fico muito feliz de ver que esse processo está bem encaminhado. Isso foi fruto de um trabalho feito ao longo de muitos anos”, frisou Josi Nunes.

A prefeita eleita de Gurupi, ressaltou ainda que ela intermediou junto com a secretária estadual de Educação, Adriana Aguiar, para que esse processo de expansão tivesse prosseguimento. Josi destacou também que a parceria do Governo do Estado foi fundamental nesse trâmite. “E temos aí uma colaboração muito importante do nosso governador Mauro Carlesse. Aliás, o Governador já deixou a sua marca na história da UnirG. Na transformação do Centro Universitário para Universidade foi ele quem colaborou, agilizando esse processo, e agora ele também fez gestão junto ao Conselho Estadual de Educação, juntamente com a secretária Adriana Aguiar, para que o Conselho possa dar os passos necessários para que o processo de expansão se concretize no município de Paraíso, inicialmente com o curso de medicina!”.

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, explicou que o credenciamento do campus de Paraíso já foi aprovado e que com essa visita do CEE, está perto de se concretizar a implantação do curso de Medicina na UnirG de Paraíso. “Nós estamos recebendo essa visita hoje e com isso, acreditamos que até o final de janeiro a gente já tenha um relatório comprobatório dessas atividades, para que a gente possa dar continuidade e fazer o nosso primeiro vestibular iniciando o semestre junto com o semestre de Gurupi”, afirmou a reitora.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, o início do curso de Medicina em Paraíso do Tocantins vai trazer benefícios a todos os envolvidos. “A gente espera que o curso [Medicina] venha para Paraíso e que com isso a UnirG ganhe muito em ternos de receita e que também traga para a comunidade de Paraíso um novo momento. Então ganha todo mundo. Ganha Gurupi, pela UnirG que vai ter a sua receita incrementada. Ganha Paraíso também com a quantidade de alunos que vão pra cidade. E ganha o aluno que vai ter a oportunidade de cursar Medicina em uma universidade preparada e com valor acessível”.

Esse processo de expansão da UnirG começou ainda em 2018, na gestão da então reitora Lady Sakay, quando a instituição passou de Centro Universitário à Universidade, titulação que possibilitou o avanço da UnirG fora também de Gurupi. Esse processo de transformação foi o que deu a possibilidade para que a UnirG pudesse fazer um planejamento para atender outras regiões do Estado. (Assessoria de imprensa)