Já foram realizados mais de 194.47 mil exames moleculares (RT-PCR) para detecção da Covid-19, na população Tocantinense

Da Redação

Desde o início da pandemia o Laboratório Central de Saúde Público do Tocantins (Lacen-TO) já realizou mais de 194.47 mil exames moleculares (RT-PCR) para detecção da Covid-19, na população Tocantinense, que é de 1.685.000 pessoas aproximadamente. De acordo com dados do Ministério da Saúde a performance do laboratório no estado foi de 99,89%.

“Desde o dia 18 de março de 2020, nós estamos realizando testes para Covid-19, que é o padrão ouro. Hoje já testamos 200 mil amostras da população tocantinense”, informou a diretora do Lacen-TO, Juscimaria Dantas em entrevista ao Jornal Diário Tocantinense, no início da tarde desta quarta-feira, 17.

Casos da nova cepa do Covid-19

Atualmente com a evolução da crise sanitária e a mutação genética do Covid-19, surge diversas novas cepas que estão surgindo em diversos lugares no mundo. No Tocantins não é diferente, um estudo apresentado a mídia por docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apontou a região norte do Estado como viveiro da nova cepa do Covid-19, mais precisamente em Araguaína. 

Segundo o Lacen, existem em análise cerca de 60 amostras do novo coronavírus, retirados de pacientes por todo o Estado recentemente. As amostras aguardam confirmação da Coordenação Geral dos Laboratórios Centrais em Brasília-DF. 

Testagem em Colinas

O sistema Integra desta quarta-feira, 17, apresentou que a cidade de Colinas do Tocantins, enviou para o Lacen 1.448 amostras de exames e testou 1.399 pacientes desde o início da pandemia. 524 testes foram positivos e 875 negativos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp