O vencedor do certame de hoje, 08, ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho

Da Redação

Está previsto para os próximos dias, a concessão da Rodovia Federal, que liga a cidade de Barreiras na Bahia a Figueiropolis na região sul do Tocantins. Ela está dentro do cronograma de leilões do Ministério da Infraestrutura. Desde ontem o Governo Federal rodadas de concessões que ficaram conhecidas como ‘Infra Week’ e já foi comprado o ágio de 22 aeroportos. Neste período da tarde será a vez do trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste, a Fiol 1, em São Paulo.

O vencedor do certame de hoje, 08, ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma concessão que vai durar por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução. Além disso, a concessão da Fiol vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

“Nós estamos destravando o projeto de infraestrutura mais importante para o estado da Bahia. Temos uma revolução ferroviária em curso”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “O governo tem investido para melhorar a infraestrutura logística ao agronegócio e vivenciaremos um “boom” ferroviário no país, que vai ajudar a agilizar e baratear o escoamento da produção das diversas cadeias do setor”, avaliou o Ministro Freitas ao Diário Tocantinense.

O Governo Federal afirmou que já trabalha nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama. Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp