A prefeitura de São Miguel do Tocantins decretou luto de 07 dias, devido a perca de dona Raimunda ícone Tocantinense.

Ricardo Almeida

A líder das quebradeiras de côco que ficou famosa em todo o mundo, Raimunda Gomes da Silva, faleceu na noite desta quarta-feira 07, vítima de diabetes. Raimunda veio á óbito em sua própria residência, em um povo por nome de Sete Barracas no município de São Miguel do Tocantins, no norte do Tocantins.

A prefeitura de São Miguel do Tocantins decretou luto de 07 dias, devido a perca de dona Raimunda ícone Tocantinense, por sua história de lutas e de superação.

Raimunda Gomes fundou o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu, que atua nos estados do Pará, Tocantins e Piauí. A quebradeira como ficou conhecida foi indicada para o prêmio Nobel da Paz e teve vários títulos em reconhecimento pelo seu trabalho.

Políticos de Todo o Tocantins, emitiram nota de pesar pelo falecimento de Raimunda Gomes, dentre eles o governador, Mauro Carlesse. “O Estado do Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Dona Raimunda construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhador rural e ativista de destaque nacional, que por sua atuação recebeu, entre outros, o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal”.

Confira as notas de pesares

Governador Mauro Carlesse:

Nota de pesar

Com muito pesar, recebi a notícia da morte de Raimunda Gomes da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco, na noite desta quarta-feira, 7.

O Estado do Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Dona Raimunda construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhadora rural e ativista de destaque nacional, que por sua atuação recebeu, entre outros, o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal.

Dona Raimunda Foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), criado em 1991 e atuante nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Nesse momento de luto e de dor, rogo ao nosso amado e eterno Deus que console os corações dos familiares, amigos e de todos os tocantinenses que certamente sentem esse momento de perda.

Mauro Carlesse

Governador do Tocantins

 

Deputado Estadual Osires Damaso

O deputado estadual Osires Damaso, manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta quarta-feira, 7, da Dona Raimunda Gomes da Silva, conhecida como "Raimunda Quebradeira de Coco", uma grande líder comunitária em Povoado de São Miguel do Tocantins, região do Bico do Papagaio.

"Hoje o Tocantins perdeu uma das grandes líderes comunitárias, trabalhadora rural e ativista política. E neste momento doloroso, quero externar meus sentimentos e solidarizar-me com os familiares. Rogo ao Pai para que conforte os corações diante desta perda irreparável".

Osires Damaso

Vice-governador Wanderlei Barbosa

Foi com muita tristeza que recebi na noite desta quarta-feira, 7, a notícia da morte da grande líder comunitária e ativista política, Dona Raimunda Gomes da Silva, “Raimunda Quebradeira de Coco”, como era conhecida, que morre aos 78 anos no Bico do Papagaio.

Dona Raimunda foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que surgiu em 1991 e atuante no Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

O Estado do Tocantins perde uma das maiores referências cultural brasileira, que será sempre lembrada pela sua incansável luta em favor principalmente das mulheres tocantinenses pelo direito à terra e o acesso livre aos babaçuais.

Dona Raimunda foi homenageada com o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva na Assembleia Legislativa do Tocantins e o Diploma Bertha Lutz no Senado Federal.

Neste momento de dor, externo meus sinceros sentimentos a toda família e rogo a Deus o consolo aos familiares, admiradores e amigos. Que o amor de Jesus Cristo preencha o vazio que esta perda deixa em todos os corações.

Wanderlei Barbosa

Vice-governador do Estado do Tocantins

Deputado Paulo Mourão

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DONA RAIMUNDA QUEBRADEIRA DE COCO

O Brasil e o Tocantins perdem hoje uma das grandes referências brasileiras na luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras do campo, a nossa amiga e companheira Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela que graças ao seu ativismo e liderança, se tornou símbolo em defesa das mulheres quebradeiras de coco, na região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins.

Tive a honra de conhecer de perto essa grande mulher de alma bondosa. Uma guerreira leal, que ousou sonhar e lutar, abrindo mão de viver sua vida para trabalhar com determinação em defesa do direito ao homem e à mulher do campo de ter um pedaço de terra para viver com dignidade e respeito.

A vida de Dona Raimunda foi marcada pela persistência em construir uma sociedade mais justa e fraterna. Teve seu trabalho reconhecido pelo mundo, viajou vários países e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Lamentamos a sua partida e só temos a agradecer o apoio que sempre recebemos de Dona Raimunda, do seu esposo Cipriano e toda a sua família.

Seu exemplo e sua força, jamais morrerão. Sua luta torna-se um legado precioso com o qual nos comprometemos honrar e preservar, de modo que seu exemplo de dedicação continue inspirando pessoas. Dona Raimunda ficará em nossos corações.

Neste momento de angústia e dor, deixo meus sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Dona Raimunda, que Deus possa confortar os corações de todos.

 

Paulo Mourão

Deputado Estadual

 

 

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

 

 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp