A cepa indiana do coronavírus já havia sido detectada em 44 países, segundo a Organização Mundial da Saúde

Da Redação

O Brasil identificou nesta semana no Maranhão os primeiros casos da variante indiana do coronavírus. O Instituto Evandro Chagas, no Pará, fez o mapeamento genético das amostras, todas coletadas dos 24 tripulantes indianos de um navio fundeado a 50 quilômetros da costa maranhense. Seis apresentaram a variante indiana; nove assintomáticos não puderam fazer o sequenciamento genômica.

De acordo com informações obtidas pelo DT, os tripulantes foram levados de helicóptero há exatamente uma semana para um hospital particular em São Luís. Um deles permanece na UTI. Outros dois apresentaram sintomas fortes, foram medicados no hospital e levados de volta para o navio.

O graneleiro Shandong da Zhi partiu da Malásia no dia 27 de março. Os tripulantes indianos infectados com a nova variante embarcaram na África do Sul, no dia 21 de abril. A cepa indiana do coronavírus já havia sido detectada em 44 países, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Cientistas da OMS indicam que a variante tem maior capacidade de capacidade de transmissão. Segundo a Secretaria de Saúde do Maranhão, cerca de cem pessoas tiveram contato com os três indianos no hospital. Todos estão sendo monitorados.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp