O Tocantins registrou o recebimento destas sementes misteriosas provenientes de países asiáticos. MAPA apura caso

Ricardo Almeida/ Da Redação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou por meio de comunicado que nesta sexta-feira 02, que saltou de 8 para 17 estados que receberam 181 pacotes de sementes não solicitadas, todos originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong, recebidos em 17 estados. O Tocantins registrou o recebimento destas sementes.

Segundo o MAPA a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país.

 Até o momento, ainda não é possível apontar os riscos envolvidos, diz o comunicado. O material foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas e posteriormente serem divulgados resultados.

Sementes estrangeiras

Para o MAPA a autorização de importação da semente de determinado país, realiza análise de risco de pragas para identificar quais pragas podem ser introduzidas por aquelas sementes. A partir disso, ficam estabelecidas medidas fitossanitárias a serem cumpridas no país de origem para minimizar o risco de introdução de novas pragas no Brasil por meio da importação desse material.

Estados que receberam as sementes

Distrito Federal: Alagoas (AL); Amapá (AP); Bahia (BA); Ceará (CE); Goiás (GO); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Paraná (PR); Pernambuco (PE); Rio de Janeiro (RJ); Rio Grande do Sul (RS); Rio Grande do Norte (RN); Rondônia (RO); Roraima (RR); Santa Catarina (SC); São Paulo (SP) e Tocantins (TO).

Observação

 O Mapa afirma que, caso a pessoa não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, não utilize as sementes e leve o pacote para uma das unidades do Mapa em seu estado ou entre em contato por telefone relatando a situação.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp