Fabiane Dier

Hoje eu quero te propor um desafio, quero te propor que feche seus olhos ao finalizar a leitura desse parágrafo. Pare tudo que estiver fazendo, solte o celular, desligue a televisão, vá a algum lugar calmo ou simplesmente abaixe sua cabeça neste mesmo lugar em que você está. De olhos fechados quero que pare de pensar, silencie completamente sua mente e seus pensamentos por alguns minutos.

...

...

...

Pronto.

Conseguiu?

Sim ou Não?

 

É, eu sei. Geralmente não conseguimos. E sabe por que?

Primeiro, por que é realmente difícil silenciar a mente por completo, somente pessoas com anos de prática podem chegar perto de se sentirem livres dos pensamentos, mas podemos sim ir caminhando na busca de acalmar o fluxo excessivo de pensamentos que invade a nossa mente a cada segundo. Em segundo lugar, a dificuldade também vem devido estarmos vivendo uma vida completamente agitada, repleta de estímulos físicos, mentais e espirituais.

Nossa mente vagueia 24 horas entre o passado, o presente e o futuro. Sim, 24 horas, pois até dormindo nossa mente não descansa completamente devido aos nossos sonhos ou excessos de pensamentos noturnos. Quase todos os dias presenciamos nas redes sociais, aquela postagem que já virou clichê: “Sono, cadê você”. A dificuldade de relaxarmos 100% devido aos pensamentos, a não estarmos conectados no aqui e no agora, vivendo perfeitamente o tempo presente, com uma incrível dificuldade de acalmar os pensamentos que teimam em ir para o passado ou para o futuro em milésimos de segundos.

Uma pessoa que consegue estar mais no momento presente possui mais “presença” e se move no mundo com mais liberdade e lucidez, pois não está aprisionada aos pensamentos depressivos ou nostálgicos do passado e nem tão pouco é dominada por preocupações e ilusões sobre o futuro. Dessa maneira, uma pessoa conscientemente conectada ao tempo presente não reage automaticamente aos estímulos e aos desconfortos.

Tenho a plena certeza que durante os momentos mais felizes da sua vida você estava completamente presente, completamente concentrado naquele episódio de bem-aventurança através de sua essência, envolvido na experiência e desfrutando daquele momento único.

Porém nos dias atuais esses momentos plenos e felizes também estão em extinção, justamente devido a nossa dificuldade de conexão e de presença. Estamos aqui, mas nossa cabeça está flutuando por outros ares. E não é só nesse sentido que o excesso de pensamentos interfere de forma negativa nossa vida.

Augusto Cury sempre diz:

“Pensar é bom;

Pensar com consciência é melhor ainda;

Mas Pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida, contra a emoção equilibrada e contra o intelecto criativo e produtivo.”

Ou seja, estamos, aos poucos, destruindo nossa criatividade, nossa concentração, nossa memória, nossa saúde, nosso bem estar, nosso intelecto. E o que mais me preocupa sempre, estamos criando jovens, adolescentes e crianças completamente agitadas, ansiosas e estressadas. A síndrome do pensamento acelerado (SPA) atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, desde alunos a professores, médicos a pacientes.

Há aproximadamente 3 anos eu descobri a importância da meditação em minha vida. Quem me conhece sabe o quanto eu era uma pessoa agitada, fazia milhões de coisas ao mesmo tempo e achava que isso me colocava em um patamar superior as outras pessoas, pois me sentia mais ágil, sempre terminando uma tarefa antes de todos. Porém, o que eu não imaginava é que estava produzindo dentro de mim doenças causadas pela síndrome do pensamento acelerado, doenças como o hipotireoidismo, síndrome do pânico, síndrome do intestino irritado, ansiedade, estresse, além de outros distúrbios em meu corpo e em minha mente como perda de memória, queda de cabelo e muito mais. Entretanto, ao descobrir a meditação e sua importância eu estava em um período tão turbulento que não tive paciência e disciplina, sempre encontrava uma desculpa para iniciar a prática. Devido a isso tive que fazer vários tratamentos médicos, terapias, fazer uso de medicamentos todos os dias para amenizar os sintomas das doenças.

Agora, nos últimos 6 meses, após aprender realmente como funciona a meditação, seu significado e suas ações em meu corpo, em minha mente e em minha alma, procuro meditar todos os dias, nem que seja por apenas 5 minutos e, quando saio da rotina ou a correria do dia me impede de praticar, procuro ao menos fechar meus olhos e me conectar com minha Luz interior por alguns segundos. Tudo isso, juntamente com o autoconhecimento, me proporcionou a cura de algumas doenças, o abandono de muitos medicamentos e a redução de todos os sintomas do hipotireoidismo que ainda persiste em minha vida.

Meditar é focar a mente em um objeto, pensamento ou atividade em particular, a fim de alcançar um estado de clareza mental e emocional. A meditação tem origem oriental, juntamente com a yoga, porém o termo também se refere a algumas práticas espirituais e religiosas.

Swami Vishnudevananda, em seu livro Meditação e Mantra diz: “Não se pode ensinar a meditar, assim como o sono não pode ser ensinado. Quando estamos adormecidos, não sabemos que estamos dormindo. Se sabemos que estamos dormindo, não estamos mais adormecidos. O mesmo acontece com a meditação. Temos que preparar condições para que a meditação aconteça, adotar um estilo de vida positivo e puro, assumir uma postura diariamente e aplicar as técnicas, e quando a meditação acontecer, não nos daremos conta disso”.

Não existem soluções milagrosas para alcançarmos uma vida plena e repleta de qualidade de vida. Mudar seu estado atual, seu estilo de vida, abandonar velhos hábitos e/ou adicionar novos, fará você atingir seu bem estar mental, emocional e espiritual.

Mas.. Tudo isso depende exclusivamente de você.

Arregace as mangas e MÃOS À OBRA!!!

Fabiane Dier

Coach de Qualidade de Vida

Terapeuta Thetahealer

Professora de Yoga

Instagram e Facebook: @fabidier

Whattsap: (63) 98105-1085

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp