Segundo o Ministério da Saúde até 15 de fevereiro de 2021, foram notificados 173 casos confirmados pela nova variante

Da redação

O Ministério da Saúde informou na tarde desta quarta-feira, 17 em nota enviada ao Diário Tocantinense que foram notificados sobre o surgimento das novas cepas do Covid-19, encontrado no Amazonas. Os casos descobertos são em: São Paulo, Ceará, Pará, Roraima, Paraíba, Piauí, Espirito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Não existe até o momento de registro da circulação da variante descoberta na África do Sul. No Tocantins ainda não há registros.

Estados

Segundo o Ministério da Saúde até 15 de fevereiro de 2021, foram notificados 173 casos confirmados pela nova variante P.1, sendo 110 no Amazonas; Pará (11), Roraima (7) São Paulo (9) e Ceará (3) identificadas em casos isolados, com e sem vínculo epidemiológico com o Amazonas; Paraíba (10), Piauí (1), Espírito Santo (17), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (4), sendo casos importados do Amazonas. Sobre a variante do Reino Unido, já foram identificados casos isolados nos estados de São Paulo (9), Distrito Federal (2) e Rio de Janeiro (01). Até o momento, não há registro da circulação da variante descobertas na África do Sul.

Comunicados diários
 
Desde a primeira informação de possíveis casos de variantes da Covid-19, o Ministério da Saúde tem emitido comunicados aos estados orientando a ampliação do sequenciamento de rotina dos vírus SARS-CoV-2, o contínuo fortalecimento das atividades de controle da Covid-19 e a investigação de casos. Cabe esclarecer que o sequenciamento genético não é um teste para confirmação da doença, a finalidade é para monitoramento da circulação de uma variante diferente. O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro Nota Técnica para os Estados e Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil. 

O documento traz informações sobre as características da nova variante (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp