O município tem menos de 4 mil habitantes. Diante da situação após pedido de registro de candidatura

Da Redação

O prefeito do município de Presidente Kennedy, Ailton Francisco (PSD), que fica as margens pela BR-153 na região centro-norte do Tocantins, lançou o próprio filho como candidato a prefeito em busca do 3º mandato consecutivo em família. O município tem menos de 4 mil habitantes. Diante da situação após pedido de registro de candidatura o MP/Eleitoral apresentou pedido de impugnação da candidatura de Wesley Celestino David, também do PSD.

Atual gestor do município, Ailton Francisco da Silva (PSD) foi eleito em 2012, reeleito em 2016 e seu mandato termina no dia 31 de dezembro deste ano. Mas, caso o seu projeto de poder seja concretizado, com a candidatura do filho Wesley Celestino David (PSD), o município será comandado pela mesma família por no mínimo 12 anos, podendo chegar a 16 anos, o que é expressamente proibido pela Constituição Federal.  

Conforme o parecer emitido pelo MP-Eleitoral, existe a inelegibilidade por parentesco ou seja ‘ele é parente consanguíneo do filho que não registrado’, embasado na lei CF de número 14 § 7.

O detalhe que chama mais atenção nessa história toda: Wesley não está registrado oficialmente como filho de Ailton, apesar de a paternidade ser de conhecimento público e notório na cidade, inclusive reconhecida pelo prefeito. Segundo informações de moradores, Wesley teria sido registrado como 'filho' do avô materno.  

Segundo o documento o gestor teria divulgado reiteradamente em suas redes sociais em que Wesley Celestino é seu filho. É servidor concursado da prefeitura municipal e era Secretário de Finanças na gestão do pai desde o início deste mandato.  

No início do primeiro mandato, em 2013, Ailton Francisco foi alvo de uma série de denúncias de nepotismo e um dos casos dizia respeito justamente à nomeação de Wesley como secretário, por ser filho do gestor. Na época, o prefeito alegou que a situação não se enquadrava como nepotismo por ele ser concursado, mas não negou a paternidade do filho.

Inclusive, na cartilha do plano de governo apresentado nas últimas eleições de 2012, o então candidato Ailton Francisco se apresentou como pai de três filhos: Ailton Júnior, Brizza Pires e Wesley Celestino.

O DT abre espaço para que o candidato e o atual gestor possa comentar o assunto.

Confira abaixo o documento:

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp