Ambos passaram 147 dias presos em decorrência da operação 12º Trabalho, desdobramento da Reis do Gado

Da Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Morais deferiu, nesta quarta-feira, 19, o Habeas Corpus da defesa do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB) e do seu irmão José Edmar Brito Júnior. Ambos passaram 147 dias presos em decorrência da operação da Polícia Federal, 12º Trabalho, desdobramento da Operação Reis do Gado.

Na sentença, o ministro Alexandre Morais alegou que a Justiça Federal não é competente para julgar o caso, mas a Justiça Eleitoral. O advogado da família, Jair Alves Pereira, comemorou a decisão. “O STF devolveu a dignidade do processo e liberou-os. Agora a justiça foi feita”, afirmou.

Segundo o advogado, Marcelo Miranda e Brito Júnior estavam presos “indevidamente pela ausência de fatos novos ou nova denúncia que indicasse a real necessidade das prisões”.

Entenda

Marcelo está preso no Comando Geral da Polícia Militar e o seu irmão está em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas. De acordo com a decisão judicial que culminou nas prisões, ambos são acusados de integrar suposto esquema orgânico para a prática de atos de corrupção, fraudes em licitações, desvios de recursos, recebimento de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de capitais. O suposto esquema teria desviado o total de R$ 300 milhões dos cofres públicos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp