Um morador de Colinas do Tocantins relatou que por demora na chegada de uma ambulância, sua mãe veio a falecer

Da Redação

Um morador de Colinas do Tocantins relatou que por demora na chegada de uma ambulância, sua mãe veio a falecer no município esta semana. Em um áudio, publicado nas redes sociais, o homem disse que soube que as ambulâncias estariam na oficina, e uma terceira não teria motorista para conduzi-la.

Em nota, a Prefeitura esclarece que não procede. Que se solidariza com a dor de senhor, neste momento, pela perda da mãe e que, todas as quatro ambulâncias e uma exclusiva para Covid-19, estão funcionando.
 
Segue na íntegra a nota da Prefeitura:    

 A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde esclarece que, sobre áudios relatando que uma idosa, do sexo feminino faleceu sem assistência, por não ter ambulância não procede.

Familiares se deslocaram nesta terça-feira (13), até a Unidade Básica de Saúde, do Araguaia II, relatando que a senhora estava com dores, sem andar e sem alimentar já há alguns dias. Imediatamente a equipe de saúde daquela unidade, buscou localizar a ambulância e comunicou que a demora seria, só até o veículo chegar, para levar a senhora ao hospital. Todas as quatro ambulâncias e uma exclusiva para Covid-19, estão funcionando normalmente.

Nesse intervalo, uma pessoa da própria família comunicou que a mulher veio a óbito na casa dela. Informamos ainda que, ela não chegou a dar entrada no hospital, mas a ambulância já estava a caminho, quando o familiar comunicou que a idosa já havia ido a óbito.

A Secretaria de Saúde esclarece que, por no município não ter Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visto que, o Ministério da Saúde disponibiliza os veículos apenas para cidades com mais de cem mil habitantes, o correto é o familiar do doente, buscar imediatamente atendimento no Hospital Municipal, em casos graves.

Em casos de emergência, à população pode contar também com o apoio do Corpo de Bombeiros, que é parceiro da Prefeitura, e atende alem de serviços relacionados a incêndios, primeiros socorros.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp