O DT tentou contato com o prefeito, mas as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para pronunciamento

Da Redação

Segundo a denúncia protocolada no Ministério Público, o morador de Presidente Kennedy, Paulo Ditacio Coimbra, denunciou o prefeito da cidade, Ailton Francisco da Silva, por estar usando o órgão para regularizar títulos de eleitores e realizar transferências, com cunho eleitoreiro.

“Ao chegar no gabinete para realizar a documentação as pessoas estão sendo forçadas a seguir o grupo político dele fazendo assim com que ele saia na frente na disputa eleitoral”, disse o morador.

Na denúncia, Paulo afirma que o prefeito orienta a população a procurar o seu gabinete, todos os dias, no horário de expediente, das 9h às 12h, e procurar os seus assessores: Fábio, Kaio [que seria pré-candidato a vereador], Ronis ou Bruna, para realizar o procedimento.

“O mais interessante é que a nossa cidade faz parte da Zona Eleitoral de Colinas do Tocantins e sendo assim possui sede e internet. Não precisa ser feita em gabinete fechado apenas para realizar esse fim”, afirmou.

Ela ainda completou: “O que mais espanta a população é que o prefeito está formando grupos para a corrida eleitoral deste ano e tudo o que estamos afirmando nesta lide conta comprovações anexas a este documento”.

O Diário Tocantinense entrou em contato com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que afirmou que não há vedação legal para que outros órgãos orientem os cidadãos, desde que esse atendimento não tenha caráter eleitoreiro. O serviço tem que ser meramente de orientação à população.

A denúncia pode ser conferida por meio do protocolo 07010335803202064. 

Outro lado

Em entrevista ao Diário Tocantinense, o prefeito Ailton afirmou que, “nesse momento que se antecipa as eleições, começam as denuncias vazias que buscam, de fato, confundir a cabeça das pessoas”.

“Nós aqui de Presidente Kennedy nunca tivemos problemas com a Justiça porque atendemos na sua plenitude todas as questões legais que existem. Nesse momento as atividades do TRE, da qual nossa sede é em Colinas, estão suspensas. O rapaz do TRE me procurou informando que o atendimento seria via online e que eu pudesse facilitar para que as pessoas tivessem acesso a isso. Disponibilizamos que as pessoas que quisessem regularizar, que nos procurassem que iríamos orientar que quem faz a transferência e regularização é o TRE, de forma online”, explicou.

Ele afirmou que apenas prestou orientações à população. “O que posso fazer é orientar e pedir que as pessoas acessem o site. O que estamos fazendo é tentando flexibilizar para a sociedade um atendimento que não existe presencial”, disse.

Ailton ainda afirmou que a denúncia tem cunhos eleitoreiros e teceu críticas ao autor. “É uma pessoa que trabalha diretamente com o ex-vice-governador João Oliveira, é uma pessoa que tem um nome que não preza todos os conceitos de cidadão, honradez e legalidade. Esse cara já foi preso em Goiânia por furto de energia, cumpriu pena. Já cumpriu também por ter estuprado uma criança aqui em Presidente Kennedy há algum tempo atrás. É uma pessoa que tem uma ficha policial muito comprometida. Essa é a razão pela qual ele quer denegrir a imagem das pessoas. Se, de fato, caso o jornal queira aprofundar, é só pedir para a polícia emitir um dossiê da sua idoneidade que vai encontrar essas questões que estou falando. Essa é a credibilidade da pessoa que faz a denuncia. E estamos abertos a esclarecer qualquer demanda da Justiça a respeito desse fato”, finalizou.

Em nota, o pré-candidato a vereador, Kayo Luyde, prestou esclarecimentos sobre o fato ocorrido. Confira a íntegra da nota:

Venho através desta, esclarecer algumas inverdades relacionadas à denúncia feita pelo municípie Paulo Coimbra, sobre a utilização de órgão público para cunho eleitoral.

Paulo Coimbra deixa explícito ao DT, que as pessoas, ao adentraram o local descrito, estão sendo forçadas a aderirem ao grupo político do prefeito, o que não é verídico, já que todos que estão prestando a orientação à população sobre o processo de regularização (Kaio Luyde, Fábio,Ronnis é Brunna) estão cientes de que tal fato caracteriza crime eleitoral.

Eu, Kaio Luyde, como pré-candidato a vereador, jamais me pronunciei a qualquer cidadão durante o atendimento para pedido de voto ou até mesmo apoio político,inclusive,se possível ao DT, deixo aberto o espaço para que o municípie Paulo Coimbra, prove de forma honesta os fatos que o mesmo informou ao DT, onde ele deixa claro que os cidadãos são forçados a aderirem ao grupo da gestão.

O objetivo da equipe que está prestando orientações à população se da por conta de que nem todos os moradores possuem o serviço de internet em casa e em muitos casos, nenhum grau de instrução para lidar com o sistema do site do TSE. Em nenhum momento, o gestor Municipal deu orientações relacionadas à está troca de favores com a população que o Paulo cita. O senhor Paulo Coimbra está procurando, de toda e qualquer forma, causar tumultos, já que o grupo a qual o mesmo faz parte, é oposição. O senhor Paulo Coimbra, vem tentando de todas fazer oposição de forma ilícita e incoerente, disseminando pelos grupos de Whatsapp da cidade, inverdades sobre a gestão.

A população estava por dentro do serviço de orientação prestado pela equipe, já que divulgamos no Whatsapp  que haveria atendimento para a orientação.

Em relação ao atendimento em gabinete fechado, se da pro conta da pandemia, já que os demais órgãos dentro da prefeitura não estão prestando atendimento pedante o decreto em vigor. Ressalto também que durante o atendimento, toda a equipe está tomando os cuidados necessários como a utilização de álcool gel, atendimento limitado a uma pequena quantidade de pessoas por vez e sem aglomerações na sala de espera e/ou no órgão público.

Como todo político, o atual gestor esta formando seu grupo político cumprindo todos os critérios estabelecidos por lei,e jamais praticou algum delito eleitoral durante sua trajetória política.

Por fim, agradeço o DT pelo espaço cedido para informar a sociedade sobre falsas acusações disseminadas pelo senhor Paulo Coimbra. Como pré-candidato, eu, Kaio Luyde repudio todo e qualquer ato ilícito dentro da política.  (Atualizada às 15h36)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp