No momento estiveram presentes os moradores que lutavam há muitos anos pela regularização

Da Redação

Na tarde desta  última sexta-feira, 18, aconteceu a entrega de títulos para moradores dos Assentamentos da zona rural entre Caseara e Araguacema Estrela do Araguaia e 1º de maio, no momento estiveram presentes os moradores que lutavam há muitos anos pela regularização e receberam com emoção a conquista. A regularização é um projeto do Governo Federal, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Senador Eduardo Gomes e do Deputado Carlos Gaguim que batalha há tempos por estes títulos. 

Os títulos foram entregues em mãos para a comunidade pela própria Diretora de Governança Fundiária do INCRA, junto do Deputado Gaguim,  e da Prefeita do município de Caseara Ildislene, logo após a prefeitura ofereceu um almoço para os presentes. 

A Diretora Eleusa falou sobre o significado da entrega, a importância, explicou os trâmites a serem seguidos a partir de agora pelos assentados e citou os problemas de governos federais anteriores que impediam o destravamento dos títulos.

"A paralização de seleção de famílias não aconteceu neste governo, aconteceu nos governos passados porque o Tribunal de Contas da União encontrou várias regularidades em seleção de famílias e bloqueou o INCRA, até que o INCRA estipulasse novas normativas para que pudesse fazer seleção, e foi nesse governo do atual Presidente Bolsonaro que nós retomamos a seleção. Este governo está chegando a 5 bilhões de pagamentos de desapropriações que foram feitas nos governos anteriores e não foram pagas, portanto se o atual governo não tivesse que pagar esta dívidas nós teríamos condições de aplicar ainda mais políticas, inclusive política de créditos para vocês." afirmou Eleusa.

O Deputado Carlos Gaguim também deu uma palavra e afirmou está trabalhando junto ao INCRA e à justiça, para que o Tocantins regularize mais de 120 mil títulos entre rural e urbano.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp