Fabiane Dier

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou, é o conjunto de condições que contribuem para o bem estar físico, mental e espiritual dos indivíduos em sociedade.

Acredito que precisamos ter uma base para obtenção dessa qualidade de vida, porém cada um de nós irá decidir se essa base é suficiente ou não para afirmar a qualidade da minha vida. Estas condições básicas envolvem desde o bem-estar físico, mental e espiritual, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Mas afinal, o que é qualidade de vida para você? O quanto ela é importante para você? Você acredita que é possível ter qualidade de vida em meio a essas turbulências da vida moderna? Você permite que as pessoas ao seu redor tenham qualidade de vida? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você procura melhorar diariamente sua qualidade de vida?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é a percepção que o indivíduo tem sobre sua posição na vida. É a forma como cada pessoa escolhe viver, e vai muito além de ter saúde física ou mental. Ter qualidade de vida significa estar bem consigo mesmo e com as pessoas, ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Mas como obter esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Como saber quando e como alcançar esse equilíbrio?

Durante um processo de coaching, trabalhamos muitas ferramentas capazes de fazer você enxergar qual o nível de qualidade em sua vida. Uma das ferramentas mais poderosas é a Roda da Vida, ela existe exatamente para apoiar as pessoas a identificarem os pontos de sua vida que estão em harmonia, suas prioridades, bem como aqueles pontos que precisam de maior atenção e cuidado. Também ajuda a definir um plano de ação eficiente, que coloque efetivamente as coisas em seu devido lugar e traga maior equilíbrio entre todos os importantes aspectos relacionados.

Entretanto, nada irá adiantar se você não colocar ação em sua vida. Se você não entender a necessidade de mudar seus hábitos e alcançar a tão almejada qualidade de vida.

Coaching é ação.

Muitas pessoas me procuram perguntando como faço para melhorar minha vida, reduzir meu estresse, minha ansiedade, acabar de uma vez por todas com minha depressão, viver uma vida mais leve e feliz.

E sabe o que eu respondo? Sempre respondo que milagres não acontecem. Ou acontecem? Não sei, fiquei em dúvida. Talvez até aconteçam, mas até para o milagre acontecer você precisa agir.

Tire a bunda da cadeira.

Faça alguma coisa.

Crie novos Hábitos.

Transforme seus pensamentos.

Mude sua vida.

Você, somente você, é o piloto da aeronave chamada vida.

 15 dicas para aumentar sua Qualidade de Vida

  1. Faça exercícios físicos regularmente;
  2. Tenha uma alimentação saudável. Coma para viver e não viva para comer;
  3. Fuja da sua rotina. Invente novas maneiras de realizar suas atividades diárias;
  4. Procure fazer atividades em contato com a natureza;
  5. Reserve um horário para fazer uma atividade que goste, como ler um livro ou jogar videogame;
  6. Aprenda a relaxar, uma boa noite de sono produz a energia necessária para nosso bem estar;
  7. Separe um tempo para relaxar sua mente. Fazer meditações pode ajudar;
  8. Passe mais tempo com sua família e amigos;
  9. Aprenda a ter pensamentos positivos sempre;
  10. Aprenda a ter consciência sobre sua vida, não levando seus problemas tão a sério;
  11. Sorria mais, sorria de seus erros, sorria da vida e para a vida;
  12. Saiba dividir trabalho da vida pessoal;
  13. Tente não acordar atrasado e, com isso, potencializar ainda mais o estresse;
  14. Não ultrapasse seus limites. Quando necessário, aprenda a dizer não;
  15. Fuja dos conflitos, fofocas e panelinhas, Evite pessoas negativas;

Absorva o que fizer sentido pra você e mude sua vida agora mesmo. Não deixe para depois o que se pode fazer hoje, amanhã pode ser tarde demais.

Mas lembre-se, a maior dica que eu posso te dar é: Se conheça. Autoconhecimento é o maior segredo para mudar de uma vez por todas a sua vida e alcançar a plenitude.

 

Fabiane Dier

Coach de Qualidade de Vida

Terapeuta Thetahealer

Professora de Yoga

Instagram e Facebook: @fabidier

Whattsap: (63) 98105-1085

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp