A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado

Da redação

Começa em Gurupi, nesta quarta-feira, 27, a campanha de vacinação antirrábica. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, a imunização terá início na zona rural e, só na segunda etapa, recebem a vacina os animais da área urbana. A meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos.

De acordo com o coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, a zona rural da cidade está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas a primeira etapa seja concluída.

A prefeitura explicou que a última vacinação antirrábica na cidade aconteceu em 2018 e, por isso, todos os tutores devem levar os animais para receber a imunização. A vacina é para cães e gatos com idade superior a três meses.

O último caso de raiva em animais registrado em Gurupi foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.

Doença

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle da zoonose.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp