O psicólogo concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense.

Ricardo Almeida/ Diário Tocantinense

Em entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, André Fellipe Cunha, Psicólogo, pós graduando em psicologia da atividade física e do esporte.  Já foi estudante de Educação física. Já atuou no âmbito social.  Atualmente encontra-se na psicologia hospitalar, clínica e esportiva. Realiza trabalho com indivíduos que possuem transtornos de imagem corporal ou que precisam se reeducar inserindo-se numa atividade física ou esportiva. Doutor André fala sobre Ansiedade, e como se prevenir e até remediar. André atende em Palmas. Confira a entrevista na íntegra:â??

O que é ansiedade?

Primeiramente devemos entender o significado da palavra para que tenhamos uma compreensão mais clara do que é e seria a ansiedade.

A palavra vem de origem do latin 'anxietas', e tem como significado para nossa língua portuguesa: "aperto", "pertubado", "sufoco" e "pouca vontade".

Já de acordo com algumas literaturas, a ansiedade passou de uma característica humana natural para um atributo patológico, no qual o indivíduo não tem mais controle racional sobre algumas ações, emoções e sensações.

De maneira mais simbólica, a ansiedade seria apenas uma antecipacão, ou em alguns casos precipitação de algo que naturalmente não chegou o momento ou o tempo de acontecer.

Quais os principais sintomas?

A ansiedade apresenta sintomas tanto de ordem física, como psicólogica:

- Preocupações demasiadas com determinados assunto ou situações.

- Perca de controle dos pensamentos.

- Dificuldade para se concentrar.

- Nervosismo constante.

- Sensação constante de quê algo ruim pode acontecer a qualquer momento.

- Palpitações, dores e aperto no coração.

- Irritabilidade e dificuldade para dormir.

- Dores de barriga/diarréia

- Fala acelerada e tensão muscular que pode ocasionar dores na região dorsal e lombar.

O que leva uma pessoa a ter ansiedade?

É necessário compreender que o indivíduo que se encontra com ansiedade, não se torna ansioso por vontade própria.

Existem várias  possibilidades que o levam a esse estado, como: alterações endócrinas e neurofisiológicas, problemas famíliares, emocionais, sociais entre outros fatores. Fobias, estresses constantes, transtornos de obsessivos, distúrbios e TOC, também são fatores que potencializam o estado de ansiedade no indivíduo.

Ou seja, a ansiedade por si só, seria apenas a conjunção final de inúmeros episódios da história contextual que o sujeito está inserido.

Como curar a ansiedade?

O primeiro passo para minimizar ou equilibrar os sintomas da ansiedade, é identificar ela por meio do auxílio de algum profissional da saúde, (psicólogo ou médico).

Vale ressaltar que não existe uma panacéia para a ansiedade, mas sim um estilo de vida equilibrado que vai proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo.

Uma boa maneira de declinar os sintomas da ansiedade é por meio da prática de atividades físicas, que permitem que nosso corpo produza mais neurotransmissores como endorfina e serotonina, responsáveis por sensação de bem estar.

Atividades sociais e espirituais também são pilares para que exista um ambiente homeostático e salutar no sujeito, minimizando possibilidades, pois faz com que nosso corpo produza mais ocitocina, hormônio responsável pela sociabilidade e afetividade.

Além destas formas, encontramos a medicalização que tem sido a forma mais popularmente usada e aplicada para o "tratamento" da ansiedade.

Entendo que todas estas formas são efetivas se usadas se maneira sinérgica, afinal uma casa não se ergue apenas com uma coluna, mas com toda uma estrutura.

Dicas e precauções para previnir a ansiedade?

Tudo começa por um ambiente homeostático. Pessoas com patologias sempre estão com algum descompasso seja ele biológico, emocional, espiritual, endocrino ou social.

Um corpo e mente são, sempre estará na linha tênue do equilíbrio. É importante trilhar esse caminho.

Procure amizades sadias, pessoas que te façam ser melhores do que tu és.

Entenda que tudo tem seu tempo, e que o universo trabalha em consonância e uníssono, busque se adaptar a ele.

Não olhe para o passado com sentimentos de culpa ou ressentimento, veja-os como um aprendizado; o presente como uma maneira de dá sempre o teu melhor; e que o futuro, este é escrito no teu dia-a-dia e se bem planejado evitará muitas surpresas e aborrecimentos.

Lembre-se que a maioria das coisas que nos precipitamos a fazer é um sinal de alerta ou uma porta que se abre para que a ansiedade   venha a fazer parte de nossa vida.

Tenha equilíbrio, seja flexível, a resiliência é algo forjado mediante as adversidades.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp