Natan assumiu o município em 2017 e com o seu trabalho está conseguindo mudar a cara da cidade.

Por: Auro Giuliano e Ricardo Almeida

Sem nunca ter sido político, Helisnatan Soares Cruz, mais conhecido como Doutor Natan (PP), encarou o desafio de disputar as eleições e foi eleito prefeito do Município de Tupirama. Com cerca de 1.574 habitantes, a cidade tem a economia voltada para agricultura, principalmente na produção de grãos.

Segundo o prefeito, novo na política, só quando assumiu o município que ele realmente se deparou com a realidade de uma administração pública. “Conhecia um pouco do município por ter sido assessor jurídico do município, mas só quando se chega lá é a gente que ver a realidade”, conta.

Natan explica que uma das dificuldades enfrentadas é o fato do município não ter arrecadação e ficar dependente de repasses de verbas estaduais e federais. Segundo o prefeito, isso acontece exatamente devido o município ter como principal fonte econômica do município a produção de grãos.

O prefeito explica que devido a Lei Kandir - que regulamenta a aplicação de imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e serviços -, onde, segundo o gestor, os grãos são isentos de o que deixa o município praticamente sem arrecadação.

Insegurança Jurídica

O gestor também ressalta a grande dificuldade enfrentada com a insegurança jurídica que que o estado enfrentou, com a cassação de Marcelo Miranda e a realização das duas eleições no ano passado.  “Quando você consegue firmar um convênio com uma secretaria, pensa que não, mudava governo, mudava secretário e tudo voltava à estaca zero”, lembra.

Emendas parlamentares

Outro problema que enfrentou, segundo Natan, foi o fato de quando assumiu prefeitura não haver nenhuma emenda parlamentar destinada ao município. “Nós pegamos um município sem nenhuma emenda parlamentar em tramitação, como não temos geração de impostos, o município depende dos repasses constitucionais obrigatórios e algumas emendas parlamentares”, conta.

Segundo o prefeito, “as gestões anteriores nunca correram atrás disso, então quando eu peguei o município não havia nenhuma emenda. Emendas parlamentares, você busca ela hoje para daqui um ano ou dois anos elas entrarem em execução devido a burocracia que é grande.  Então essa tem sido a maior dificuldade nossa, na questão de gestão administrativa”, explica.

Mas agora, o gestor comemora. “Nós temos bastante capacitação de recursos, por meio de emendas parlamentares tanto federal quanto estadual, hoje temos em carteira cerca de R$ 4 milhões para executar em obras no município”, pontua.

Mudando a cara da cidade

Natan conta que mesmo com todas dificuldades ele não deixou de colocar em prática a sua principal promessa de campanha, que era mudar a cara da cidade. As ruas eram cheias de buracos, não tinham asfalto, não tinha nada. Nos atrevemos a retirar o asfalto velho e colocar um novo em parceria com empresas privadas, de forma que já conseguimos mudar a cara do município”, ressalta.

Reeleição

O gestor também confessa que pensa em tentar tenta reeleição. “Eu acho que tenho a experiência agora a frente do município e quatro anos é pouco para você cumprir um planejamento de administração, cumprir seu cronograma de realizações, como também oito anos eu acho muito, mas como não se tem um meio termo, para eu concluir meus objetivos e deixar o meu legado para a cidade eu pretendo partir para reeleição”, finaliza.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp